Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI marca presença no lançamento do Programa Pé-de-Meia no Piauí

Reitor da UFPI marca presença no lançamento do Programa Pé-de-Meia no Piauí

Última atualização em Terça, 05 de Março de 2024, 17h54

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professor Gildásio Guedes Fernandes, participou do lançamento do Programa Pé-de-Meia no estado junto a representantes do Governo do Estado e Governo Federal, durante cerimônia realizada no Centro de Convenções de Teresina, bairro Cabral, dia 5 de março de 2024. Estiveram presentes no evento o ministro do Estado da Educação, professor Camilo Sobreira de Santana, e o Governador do Estado do Piauí, professor Rafael Tajra Fonteles. O Pé-de-Meia é um programa realizado em parceria do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), com a Caixa Econômica Federal, banco estatal do Brasil, em busca do combate à evasão escolar de estudantes do ensino médio em todo país.

WhatsApp_Image_2024-03-05_at_15.33.05.jpeg

Laçamento do Programa Pé-de-Meia no Piauí

O professor Gildásio destaca o programa como incentivo importante para a educação no estado do Piauí, de modo que contribuirá para a permanência dos estudantes na escola e seu posterior ingresso no Ensino Superior. “O principal ponto positivo é atender os alunos que estão no ensino básico, o que irá prepará-los de forma adequada para chegarem à universidade e terem uma poupança que irá contribuir com o financiamento de suas despesas”, afirma o reitor da UFPI. Instituído pela Lei Federal N° 14.818, o Pé-de-Meia irá destinar a estudantes brasileiros do Ensino Médio o pagamento mensal de um auxílio financeiro, mediante cumprimento de carga horária, além de depósito de um valor em contas de poupança para cada ano escolar concluído.

WhatsApp_Image_2024-03-05_at_15.33.03.jpeg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, durante lançamento do Programa Pé-de-Meia

Durante o lançamento, Camilo Santana frisou que o programa irá atender estudantes que cumprirem a carga horária em 80% de frequência escolar, sendo depositados 200 reais por mês, somados a 1000 quando o estudante concluir o ano escolar. “O Piauí tem se destacado nos últimos anos, é o primeiro estado do Brasil com ensino médio integrado ao ensino técnico profissionalizante. Mas ainda é uma realidade no Brasil a necessidade financeira de muitos jovens, portanto, muitos deixam a escola para trabalhar e ajudar seus familiares. Estamos aqui lançando esse programa para beneficiar alunos de baixa renda. Além de iniciativas para a melhoria na estrutura do ensino, daremos este auxílio financeiro”, destaca o ministro da educação.

Para participarem do programa, os estudantes de ensino médio devem ter idades que vão dos 14 aos 24 anos de idade e serem beneficiários do programa Bolsa Família, de modo que o público alvo são estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “É um programa fantástico e ousado, com grande orçamento, mais de 7 bilhões de reais por ano para garantir a permanência do aluno no ensino médio, e a busca pela aprovação e garantir condições de iniciarem sua vida profissional. No Piauí vamos chegar a quase 70 mil alunos, 200 milhões de reais por ano. É uma revolução para o ensino médio”, enfatiza o governador Rafael Fonteles.