Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI realiza encerramento da Semana de Integração das Residências em Saúde

HU-UFPI realiza encerramento da Semana de Integração das Residências em Saúde

Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 14h58

WhatsApp Image 2024 03 06 at 08.46.31 1

Mesa de Honra do encerramento da Semana de Integração das Residências em Saúde

Na manhã desta quarta-feira (7), no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi realizada a solenidade de encerramento da Semana de Integração das Residências em Saúde. O evento teve como objetivos principais promover o acolhimento de novos residentes, ajudá-los a entender os processos e orientar a respeito dos serviços prestados pelo Hospital, foi iniciado na última sexta-feira (01).

Este ano, foram recepcionados 104 novos residentes no HU-UFPI, sendo 72 que farão residência médica e 32 de multiprofissionais, selecionados por meio de processo seletivo realizado através do Exame Nacional de Residência (Enare/Ebserh).

De acordo com Carlos Eduardo Lima, gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI/EBSERH, a semana é essencial para que os recém-chegados residentes possam compreender melhor o funcionamento do Hospital. "Os residentes atuam em todos os setores do Hospital, então vão agir diretamente em contato com os pacientes e os profissionais que já são os colaboradores dos setores. Eles precisam estar alinhados com esses setores para executar o trabalho e ter o melhor aprendizado possível. Então, nessa semana nós passamos informações sobre ética profissional, aspectos jurídicos, riscos de trabalho, profissionais específicos, como funciona cada setor e a apresentação dos profissionais que trabalham dentro do hospital", explicou.

WhatsApp_Image_2024-03-06_at_09.58.41.jpeg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Em sua fala durante a cerimônia, o Reitor Gildásio Guedes deu as boas-vindas aos residentes e destacou a importância da ação receptiva. "A Administração Superior da UFPI apoia iniciativas que acolham nossos discentes. Tanto na graduação, como na pós-graduação e residências, o aluno precisa se sentir parte da comunidade acadêmica. Desta forma, essa participação auxilia no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos", frisou.

Além do Reitor da Universidade, a mesa de honra da solenidade de encerramento foi composta por Carlos Eduardo Lima, gerente de Ensino de Pesquisa do HU-UFPI/EBSERH; Laís de Meneses Carvalho, Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU); José Maria Correia Lima, Coordenador da Residência Médica do HU-UFPI; Lia Cruz Vaz da Costa, Chefe da Unidade de Gestão de Pós-Graduação; e Flávia Lorenne, Superintendente de Recursos Humanos da UFPI.

WhatsApp_Image_2024-03-06_at_09.14.21.jpeg

Residente de Ortopedia, Salmon Alencar

Para Salmon Alencar, residente de Ortopedia e egresso da Universidade, o evento realizado é de suma importância para que haja uma melhor ambientação dentro da estrutura e conhecimento a respeito do modo como o Hospital Universitário desempenha suas funções. “Como o próprio nome diz, é uma semana de integração, receber os alunos residentes que não conhecem o ambiente em si do HU, a estrutura, e todo organograma de cada gerência”, comentou.

WhatsApp_Image_2024-03-06_at_09.58.35.jpeg