Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza X Congresso de Ligas Acadêmicas de Medicina

UFPI realiza X Congresso de Ligas Acadêmicas de Medicina

Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 17h19

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-03-15_às_09.11.47_553d2967.jpg

Mesa de abertura do evento

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) deu abertura na manhã desta sexta-feira (15), ao X Congresso de Ligas Acadêmicas de Medicina (COLAC). O COLAC é um dos maiores congressos acadêmicos em saúde de Teresina, organizado pelo Centro Acadêmico Zenon Rocha, mas que conta com a participação de alunos de todas as Instituições de Ensino Superior e aberto a todos os cursos da área da saúde. O evento ocorre no Cine Teatro da instituição e dura até o domingo (17).

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-03-15_às_09.11.45_e645407d.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Presidindo o momento, o Reitor Prof. Gildásio Guedes Fernandes comenta sobre o valor do momento e incentivou os alunos. “Este evento representa uma importante oportunidade de troca de conhecimentos, experiências e práticas entre os participantes, contribuindo para o enriquecimento acadêmico e profissional de todos os envolvidos. As Ligas Acadêmicas desempenham um papel fundamental na formação dos futuros médicos, proporcionando um ambiente de aprendizado prático e interdisciplinar que complementa a formação acadêmica tradicional. Por isso, quero incentivar a todos os participantes a aproveitarem ao máximo cada momento deste congresso, participando ativamente das atividades programadas, interagindo com os palestrantes e colegas de outras instituições, e compartilhando seus conhecimentos e experiências”, afirma.

Já o Vice-Reitor, Prof. Viriato Campelo, ressalta o apoio da Instituição para que eventos como este, sejam cada vez mais recepcionados e apoiados. “A UFPI tem como prioridade oferecer todo o suporte necessário para que os nossos alunos possam se desenvolver academicamente e profissionalmente, garantindo assim uma formação completa e preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. Este Congresso é a forma de consolidar o que buscamos constantemente: inovações e parcerias para enriquecer ainda mais a experiência dos nossos estudantes de medicina, proporcionando um ambiente de aprendizado estimulante e desafiador”, conclui.

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-03-15_às_09.12.03_702af588.jpg

Diretor do CCS, Arquimedes Cardoso

Buscando dar ênfase ao momento, o Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Prof. Arquimedes Cavalcante Cardoso, fala sobre o valor ímpar do evento para os discentes. "O COLAC é uma atividade de extensão, que, entendendo o objetivo complementar da formação do médico, busca inserir o estudante na comunidade que ele vai atender. Tudo que houver aqui, será muito útil na prática clínica dos nossos alunos", destaca.

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-03-15_às_09.12.04_44d9e194.jpg

Vice-Diretora do CCS, Carla Leite

Por fim, a Profª Carla Maria Leite, Vice-Diretora do CCS, frisa que a 10ª edição do evento, é, sobretudo, não apenas uma troca de experiências, mas, uma reafirmação do empenho dos estudantes. "Este momento começou com alunos, se empenhando, buscando melhorar cada vez mais e que hoje retornam para dar palestras. É tudo muito enriquecedor", exclama.

Para mais informações, acesse aqui ao Instagram do Congresso.