Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições abertas para o II International Workshop on Soil Biodiversity; evento acontece em abril no CCA/UFPI
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para o II International Workshop on Soil Biodiversity; evento acontece em abril no CCA/UFPI

Imprimir
Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2024, 14h43

WhatsApp_Image_2024-03-20_at_15.38.19.jpeg

O grupo de Pesquisa em Ecologia microbiana do solo da região Meio-Norte, juntamente com os Programas de Pós-graduação em Agronomia (PPGA/UFPI) e Ciências Agrárias (PPGCA), promoverão entre os dias 15 a 18 de abril, o II International Workshop on Soil Biodiversity. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia do evento, por meio do site. O público-alvo são estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, técnicos, pesquisadores e profissionais da área agrícola.

O evento está em sua segunda edição, e propõe discutir e expandir o conhecimento sobre a biodiversidade do solo e sua importância para agricultura e meio ambiente. Com o objetivo de socialização do conhecimento para a academia e o setor produtivo, no que concerne a conservação da biodiversidade do solo e seu potencial uso sustentável, com contribuições para a popularização da ciência, tecnologia e inovação no estado do Piauí. 

O Workshop tem o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA).

A edição contará com a participação de pesquisadoras internacionais, como Joana Falcão Salles da University of Groningen da Holanda, e Maria Celina Zabaloy (CONICET-UNS), da Argentina. Também teremos a participação de pesquisadores nacionais, como Lucas William Mendes (USP), Arthur Prudêncio de Araújo Pereira (UFC), Erika Valente de Medeiros (UFAPE), Diogo Paes da Costa (UFAPE), Douglas Rafael Barbosa (IFMA), Elaine Martins (UFPI), Heriksen Higashi Puerari (UFPI), Sandra Mara Barbosa Rocha (UFPI) e Ademir Sérgio Araújo (UFPI).

De acordo com o coordenador do evento, Prof. Ademir Sérgio Araújo: “Nesta segunda edição do evento, estaremos recebendo palestrantes do Brasil e do exterior para debater os conhecimentos sobre a biodiversidade microbiana do solo, sua importância para a agricultura e o meio ambiente. No caso do Piauí, temos vários pontos focais, desde a agricultura de grãos nos Cerrados e seus efeitos sobre a saúde do solo, além da aplicação dos microrganismos do solo para aumentar a produtividade agrícola. No momento debateremos sobre a questão ambiental em relação às áreas de desertificação no Nordeste, e especialmente no Piauí, através de  uma mesa redonda sobre áreas degradadas e apresentação do projeto Caatinga Microbiome Initiative que congrega várias instituições do Brasil e exterior, incluindo a UFPI."

O workshop será realizado no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPI de Teresina. Na programação ocorrerão palestras, conferências, mesas-redondas e minicursos. Além disso, estão sendo aceitas submissões de resumos simples, que devem ser apresentados durante o evento na forma de pôster. As submissões poderão ser feitas até o dia 31 de março.

Para mais informações siga o instagram do evento (@_intersoilbi) e do grupo de pesquisa em Ecologia microbiana do solo da região Meio-Norte (@ecologia_microbiana)

Abaixo você pode conferir a programação do evento:

SEGUNDA-FEIRA - 15/04/2024

MANHÃ

10:00h – Credenciamento no PPGA  e abertura do evento

TARDE

14:00h às 18:00h - Minicursos

1- Introdução a bioinformática em estudos de comunidades microbianas do solo (Dra. Sandra Mara Barbosa Rocha - UFPI)

2- Análise de Dados e Construção de Gráficos usando R e SigmaPlot (Dr. Douglas Rafael Barbosa – UFPI)

3- Biodiversidade de nematóides e potencial de controle (Dr. Heriksen Higashi Puerari – UFPI) 

TERÇA-FEIRA - 16/04/2024

MANHà

09:00-Conferência: Soil Microbiome Biodiversity for Sustainable Agriculture (Dra. Joana Salles - University of Groningen – Holanda)

10:30- Intervalo

11:00h às 12:00h – Palestra: Soil Biodiversity in Piauí State (Dra. Elaine Martins – UFPI)

TARDE

14:00 – 15:00h - Palestra: Unleash the Power of Plant-Microbe interactions of Land Restoration (Dr. Lucas William Mendes - USP)

15:00 às 16:00h - Palestra: Enzymatic Power: Bioanalysis, Technology, and Innovations in the Caatinga Biome (Dra Erika Valente de Medeiros - UFAPE)

16:00 às 18:00h - Café com Ciência: Apresentação de trabalhos

QUARTA-FEIRA - 17/04/2024

MANHÃ

08:00h– Conferência: Keeping soils alive with cover crops to boost production (Dra. Maria Celina Zabaloy – CONICET-UNS/Argentina)

09:30- Intervalo

10:00h às 12:00h - Café com Ciência: Apresentação de trabalhos

TARDE

14:00 às 17:00h – Mesa-Redonda

Caatinga Microbiome Initiative

Moderador: Ademir Sérgio Ferreira de Araujo

- Restoration of degraded lands on soil health in Caatinga (Dr. Arthur Prudêncio de Araújo Pereira  - UFC)

- Soil microbial Community in degraded and restored lands in Piauí state (Dr. Ademir Sérgio Ferreira de Araujo – UFPI)

- Potential of bioinformatics in studies on soil biodiversity in Caatinga (Dr. Diogo Paes da Costa – UFAPE)

18:00h Encerramento

**Quinta-Feira - 18/04/2024

08:00h às 12:00h - Minicurso: Como usar a Inteligência Artificial para auxiliar na apresentação dos resultados científicos? (Dr. Diogo Costa – UFAPE)

**(Esse minicurso ocorrerá no dia 18 devido a disponibilidade do Dr. Diogo Costa)

Fim do conteúdo da página