Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ação de extensão do Departamento de Educação Física apresenta noções de Primeiros Socorros a alunos do Ensino Médio da rede pública

Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 16h03

WhatsApp_Image_2024-04-12_at_15.40.07.jpeg

Professora Dionis Machado explica sobre primeiro socorros em Projeto de Extensão

No Brasil, por meio da Lei 13722/2018 (Lei Lucas), o conhecimento sobre primeiros socorros é obrigatório para professores e profissionais da Educação Básica. No entanto, apesar da obrigatoriedade, a prática ainda não é comum nas escolas. Para completar esta lacuna, o Programa de Extensão Educação em Primeiros Socorros, coordenado pela Prof.ª Dionis Machado, leva informação às escolas e capacita professores, funcionários e alunos.

Nesta sexta-feira (12/4), discentes do Curso de Educação física da UFPI estiveram no CETI Portal da Esperança promovendo capacitação em Primeiro Socorros para alunos e professores do Ensino Médio. A atividade foi planejada em colaboração com a professora de Educação Física da escola, a Prof.ª Luísa Gardene de Holanda.

Na ocasião foram abordados os Primeiros Socorros nas lesões musculoesqueléticas, na obstrução de vias aéreas por corpo estranho, além de orientações para princípio e combate a incêndio e reanimação cardiopulmonar. Os discentes Armando Araújo, João Victor Lima e Isaías Segundo foram monitores da disciplina “Primeiros Socorros em Educação Física” em semestres anteriores e puderam tratar dos assuntos com muita facilidade junto aos alunos da escola.

Os primeiros socorros podem salvar vidas e evitam agravos, por isso é essencial o conhecimento. Ao promover ações como estas, a UFPI cumpre seu importante papel com a comunidade teresinense e agrega conhecimento aos discentes. A extensão universitária promove a comunicação entre universidade e sociedade, possibilitando troca de saberes e mudanças positivas para a sociedade.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2024-04-12_at_15.40.01.jpeg