Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa de tratativas de criação do Grupo de Trabalho de Proteção Animal

UFPI participa de tratativas de criação do Grupo de Trabalho de Proteção Animal

Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 16h54

Grupo_de_trab._sec._de_meio_amb-8.jpg

UFPI participa de reunião na Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Nesta sexta-feira (12), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) marcou presença na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), com intuito de discutir a formação do Grupo de Trabalho de Proteção Animal. A reunião também contou com o apoio de órgãos, como o Ministério Público, a Secretaria de Saúde e o IBAMA.

O grupo foi organizado com o objetivo de criar as normas para garantir a proteção e permitir o bem estar dos animais, bem como atender determinação da 24º Promotoria de Justiça de Teresina, Meio Ambiente e Urbanismo do Ministério Público do Estado do Piauí. A preocupação é com a alimentação, acomodações, saúde e higiene local para esses animais.

Grupo_de_trab._sec._de_meio_amb-9.jpg

Representando a Administração Superior, a Assessora Internacional da UFPI, Juliana Paz

A Assessora Internacional da UFPI, Juliana Paz, esteve presente representando a Administração Superior e o Hospital Veterinário Universitário (HVU). “A Universidade Federal está à disposição para colaborar tecnicamente na construção desta política pública. O Hospital Veterinário tem sido um parceiro nas ações da Prefeitura do Município de Teresina”, afirma Juliana.

A professora Juliana Paz também destaca a importância da criação de leis e alocação de recursos por parte da Prefeitura Municipal para a promoção do bem-estar animal na cidade.

Grupo_de_trab._sec._de_meio_amb-11.jpg

Procurador do Município de Teresina, Fábio Ximenes

O Procurador do Município de Teresina, Fábio Ximenes, também se fez presente na ocasião e pontuou que a participação da Procuradoria será na análise das propostas de lei a serem criadas. “Nós fazemos o exame com base também na Legislação Nacional, e por se tratar de uma política pública, embora ela seja obrigatória, também analisamos a parte orçamentária. A depender da situação e respeitando também as decisões dos Tribunais Superiores”, destaca.

Grupo_de_trab._sec._de_meio_amb-7.jpg

Coordenador de Proteção e Bem-Estar Animal, Paulo Marques

O Coordenador de Proteção e Bem-Estar Animal, Paulo Marques, dá ênfase ao papel da Comissão Nacional de Bem-Estar Animal (COBEA) na ação. “A COBEA, criada recentemente na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, recebeu a tarefa de conduzir um trabalho iniciado já há mais de dois anos sobre políticas públicas para os animais do município de Teresina. E agora nós estamos retornando aos trabalhos, estimulado pelo Ministério Público do Estado”, afirma Paulo.

A comissão que havia sido criada anteriormente está sendo ampliada e ideias a respeito da legislação já foram apresentadas. A próxima etapa do processo é o encaminhamento do projeto para os diversos órgãos para que em breve possam existir tais leis de proteção aos animais.

b9a31be6-4526-4431-b4de-f0881f97fad2-f07492d4-37d6-45c2-9034-7f1e913180e9.jpg

Oriana Bezerra Lima, médica veterinária representando a Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS. Foto: Arquivo SCS/UFPI

A médica veterinária, Oriana Bezerra, também falou na ocasião sobre a importância da reunião, por ser uma pauta necessária e pela necessidade e urgência de pôr em prática o que já está sendo formulado pela Legislação.

Grupo_de_trab._sec._de_meio_amb-3.jpg

Vereadora Elzuila Calisto

A reunião também contou com a presença da Vereadora Elzuila Calisto, que falou o que espera para o futuro do grupo. “Eu acho que a Câmara é uma parte muito importante nesse processo de ver o projeto que a Prefeitura, junto com a SEMAM, está elaborando para apresentar para nossa sociedade. Acreditei muito nessa reunião e acho que a partir de agora foi dado o pontapé inicial para que essas leis saiam do papel”, ressalta a vereadora.

Grupo_de_trab._sec._de_meio_amb-10.jpg