Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > INEP inicia avaliação para renovar reconhecimento do Curso de Física da UFPI

INEP inicia avaliação para renovar reconhecimento do Curso de Física da UFPI

Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2024, 10h48

No período de 17 a 19 de abril de 2024, a equipe designada pelo INEP – Instituto nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira, composta pelos professores Durval Bertoldo Menezes e Ricardo José de Souza Silva, acompanhará os indicadores de qualidade do Curso de Bacharelado em Física, do Centro de Ciências da Natureza – CCN, para emitir parecer quanto à Renovação do Reconhecimento do Curso.

Para dar início à avaliação a equipe do Inep, realizou uma reunião institucional, com a presença do Reitor, Gildásio Guedes Fernandes, o diretor do CCN, Edmilson Moura, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Prof. Ana Beatriz de Sousa Gomes e a Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento, Profa. Antonia Dalva França de Carvalho, juntamente com a Procuradora Institucional Profa. Edna Magalhães. O objetivo da reunião foi realizar uma breve apresentação institucional, apresentação dos avaliadores e ratificação da agenda de trabalho.

De acordo com o Reitor Gildásio Guedes, o curso de Física da UFPI representa importância na formação de novos profissionais na área para o estado. “A graduação dispõe de 36 docentes qualificados, estrutura física adequada para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Portanto, acredito que o curso será bem avaliado pela equipe do MEC”, afirmou.

Segundo a Procuradora Institucional da UFPI, Profa. Edna Magalhães, “a avaliação virtual in loco do Inep observa os três critérios que serão avaliados pelo Ministério da Educação: corpo docente, instalações físicas e organização didático-pedagógica do curso”, disse.

O reconhecimento de curso MEC é uma exigência legal para os cursos superiores de graduação e pós-graduação do sistema federal de ensino, que inclui: as instituições de educação superior (IES); as instituições de ensino mantidas pela União; os órgãos federais de educação.

Os processos de reconhecimento de curso são instruídos com análise documental e avaliação externa in loco realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES).