Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Trabalhos científicos do HU-UFPI são selecionados para apresentação no 47º Congresso Mundial de Hospitais

Última atualização em Segunda, 06 de Mai de 2024, 15h50

WhatsApp_Image_2024-05-06_at_15.41.44.jpeg

Foram selecionadas cinco pesquisas que representarão o hospital durante o evento, que acontece em setembro deste ano

Cinco trabalhos científicos elaborados por pesquisadores do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), vinculado à Rede Ebserh, serão apresentados na 47ª edição do Congresso Mundial de Hospitais, que acontece no período de 10 a 12 de setembro no Rio de Janeiro e terá a participação de pesquisadores de 45 países. Um dos trabalhos concorre a um prêmio na área de inovação.

O evento teve mais de 900 artigos inscritos, e foram selecionados cerca de 20 para as apresentações orais. O trabalho intitulado “Inteligência artificial para redução do diagnóstico de Sepse em pacientes de um hospital universitário de referência no Piauí” vai representar o HU-UFPI/Ebserh nesta categoria.

“Foi realizado um estudo usando dados dos exames dos pacientes, selecionando alguns biomarcadores e usando inteligência artificial para identificar um conjunto de pacientes que estão em risco. Foi quase um ano de aprimoramento para a construção de uma ferramenta eficiente”, explica Ricardo Queiroz, Analista de Tecnologia da Informação do HU-UFPI/Ebserh e um dos autores do trabalho.

Ainda no evento, haverá apresentações de artigos em forma de pôsteres, sendo quatro deles selecionados de pesquisadores do HU-UFPI/Ebserh. “Gestão pública hospitalar sustentável baseada em indicadores de custo-eficiência: experiência exitosa do hospital universitário da universidade federal do Piauí”; “Avaliação e acompanhamento de contratos de projetos de pesquisa clínica financiados pela metodologia ágil Double Diamond”; “Impacto do programa stewardship na farmacoeconomia e nos desfechos clínicos de pacientes de hospital referência no Piauí” e; “Impacto sobre os custos e segurança no uso de sedoanalgésicos com a implementação do monitoramento pelo índice bispectral na UTI-Covid” estão entre os pôsteres selecionados.

O superintendente do HU-UFPI/Ebserh, Carlos Eduardo Batista, comemorou a participação da instituição em um congresso de âmbito mundial. “A participação no evento é uma oportunidade de demonstrar os trabalhos que estamos fazendo do ponto de vista gerencial em saúde pública”, destacou o gestor.

Sobre a Ebserh

O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

*Com informações de HU-UFPI