Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > LASOL/UFPI comemora 5 anos com fomento acadêmico e estímulo ao uso de energias renováveis
Início do conteúdo da página

LASOL/UFPI comemora 5 anos com fomento acadêmico e estímulo ao uso de energias renováveis

Imprimir
Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2024, 11h41

WhatsApp_Image_2024-07-08_at_17.27.07.jpeg

LASOL/UFPI durante participaçõ na Conferência Internacional de Energias Renováveis (CITER). Imagem: instagram @lasol.ufpi

Nesta segunda-feira, 8 de julho, a Liga Acadêmica de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal do Piauí (LASOL/UFPI) celebra cinco anos de existência. Estabelecida com o objetivo de ajudar os estudantes do curso de Engenharia Elétrica a se aprofundarem na temática da energia solar, a Liga foi criada por discentes e docentes, incluindo os professores Marcos Lira, diretor do Centro de Tecnologia; e Albemerc Moura, líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar do Piauí. Atualmente, é composta por 35 membros, entre colaboradores, discentes e orientadores.

 

WhatsApp Image 2024 07 10 at 11.16.24

Fabíola Linard, orientadora da LASOL

 

Fabíola Linard, orientadora da LASOL, manifesta felicidade em orientar e contribuir com os estudantes na extensão universitária. Ela ainda ressalta os benefícios da presença dos discentes: “A participação na Liga Acadêmica vai além da simples carga horária no histórico acadêmico. Ela enriquece o aprendizado, pois permite levar para a prática os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Além disso, os participantes da Liga são protagonistas das ações, trabalhando para solucionar problemas da sociedade, o que os estimula bastante. É uma grande realização ser responsável por sanar uma determinada necessidade da comunidade”, assegura.

WhatsApp_Image_2024-07-08_at_18.10.21.jpeg

Diretor de Comunicação da LASOL;UFPI, Adeilton Silva

Adeilton Silva, estudante e diretor de comunicação da LASOL/UFPI, comenta sobre como sua participação na Liga tem ajudado na sua formação: “O grande diferencial que eu associo a LASOL é o fato de ter aprendido bastante sobre energia solar. Além disso, ela me proporciona outros conhecimentos, como gerir pessoas, chefiar equipes, organizar eventos e participar de atividades sociais que buscam promover a melhoria de vida das pessoas em comunidades rurais. Ademais, melhorei minhas habilidades de comunicação, gestão e, principalmente, minha capacidade de trabalhar em equipe”, afirma.

WhatsApp_Image_2024-07-08_at_17.18.33.jpeg

Comunidades são atendidas pela LASOL/UFPI

A Liga Acadêmica realiza diversas atividades de cunho social, como cursos, criação de apostilas, participação em congressos, visitas técnicas e projetos como o “Canindé Solar” e o “SER TÃO SOL”, que levam energia fotovoltaica para comunidades menos favorecidas no Piauí, promovendo melhorias na vida dessas populações.

WhatsApp_Image_2024-07-08_at_18.10.32.jpeg

Presidente da LASOL, Lucas Vinícius Sousa

Lucas Vinícius Sousa, presidente da LASOL, expressa que sua participação na Liga tem sido enriquecedora e fala sobre sua atividade favorita até o momento: “Dentre todos os projetos já desenvolvidos, o que mais me chamou a atenção foi uma das nossas primeiras ações como Liga Acadêmica, a GINCANA SOLAR. Levamos nossa experiência em energia solar para uma comunidade rural aqui do Piauí e foi muito gratificante estar lá ensinando, vendo a alegria da comunidade e das crianças em aprender e aplicar isso na sua realidade”, pontua.

WhatsApp Image 2024 06 27 at 08.41.49

Membros da LASOL/UFPI no CITER

A LASOL é fundamentada por três alicerces: ensino, pesquisa e extensão. A Liga Acadêmica promove ações sociais, ajudando a população vulnerável enquanto estimula e auxilia no aprimoramento dos discentes, além de propiciar o desenvolvimento de características essenciais, como o fortalecimento do espírito de liderança, resolução de obstáculos e compartilhamento do aprendizado.

Saiba mais sobre as ações da LASOL no instagram @lasol.ufpi.

lasol3.png

Fim do conteúdo da página