Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia I Simpósio Estadual de Tuberculose; evento segue até amanhã (31)
Início do conteúdo da página

UFPI sedia I Simpósio Estadual de Tuberculose; evento segue até amanhã (31)

Imprimir
Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2024, 15h55

Tuberculose-5.jpg

Mesa de abertura do I Simpósio Estadual de Tuberculose

Na manhã desta quarta-feira (30), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (SESAPI), realizou o I Simpósio Estadual de Tuberculose. O evento ocorreu no Cine Teatro, no espaço Rosa dos Ventos, e destacou aspectos fundamentais para a prevenção da doença, contando com a presença de diversos profissionais da saúde. O simpósio continua até amanhã, 31 de outubro, com uma programação que se estende das 8h às 17h.

A tuberculose é uma doença infecciosa e representa um desafio à saúde pública. Neste ano, foram registrados 955 casos no estado, evidenciando a necessidade de estratégias eficazes de prevenção e tratamento para proteger a população. O simpósio ressaltou a importância do papel dos profissionais da atenção primária no monitoramento da doença, ampliando as chances de cura dos pacientes.

Tuberculose-9.jpg

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo

Para o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, o simpósio, realizado em parceria entre a Universidade e a SESAPI, reuniu representantes de diversos setores da saúde para compartilhar informações essenciais com os 23 municípios participantes. “Nosso objetivo é coordenar ações eficazes no controle da doença. Os dados apresentados evidenciam a gravidade da tuberculose e a necessidade de articulação e mobilização conjunta para enfrentá-la de forma eficaz”, destacou 

Tuberculose-8.jpg

Consultor técnico do Ministério da Saúde, Artemir Coelho Brito

Segundo o consultor técnico do Ministério da Saúde, Artemir Coelho Brito, a participação da comunidade é fundamental, pois envolve questões enfrentadas desde a formação dos futuros profissionais. “Para os acadêmicos presentes, é crucial adquirir esse conhecimento desde o início de sua formação e compreender a importância de sua atuação na luta contra a tuberculose”, ressaltou.

Durante o evento, também foram abordados temas relacionados ao diagnóstico laboratorial, estratégias preventivas, avaliação do controle de contatos para evitar novos casos e o contexto epidemiológico da tuberculose.

Estiveram presentes na ocasião a gerente de Atenção à Saúde, Josellia Moreira; o diretor de Vigilância da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Walfrido Salmito; o representante do Conselho Estadual de Medicina do Piauí, Yousef Qathaf Aguiar; promotora do Ministério Público do Piauí, Karla Daniela; e o defensor público em Direitos Humanos, Igor Sampaio. 

Confira a programação completa.

Tuberculose-3.jpg

Fim do conteúdo da página