Projeto de Extensão proporcinou a realização de pratos práticos e saudáveis
O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI) realizou, no dia 27 de novembro, o encerramento do projeto de extensão "Clube Arte e Bem-Estar". A iniciativa, que integra nutrição e artesanato, é coordenada por Gláucia Porto e Josivan Bernardes. A última atividade do projeto foi conduzida por nutricionistas do Restaurante Universitário, no Laboratório de Nutrição e Técnica Dietética. Durante a oficina, os participantes formaram duplas para elaborar pratos práticos e saudáveis.
A nutricionista Elaine Oliveira, que participou da condução da oficina, destacou a importância do evento. "Durante a produção, circulávamos pelas bancadas dos grupos, conversávamos, nos divertíamos, e finalizamos degustando as produções. Concluímos que momentos como este tornam o ambiente de trabalho mais humano, empático, feliz e motivador, o que reflete diretamente na nossa qualidade de vida de modo geral", afirmou Elaine.
Na oportunidade, uma série de pratos foram desenvolvidos
Na oficina de encerramento, os participantes aprenderam a preparar receitas simples e saudáveis, utilizando ingredientes nutritivos como farinhas de aveia, grão-de-bico e linhaça para a elaboração de tortas salgadas, mini pizzas, bolo de café e pão de mel.
As atividades também abordaram práticas sustentáveis, como o reaproveitamento de arroz pronto para a confecção de panquecas, substituindo o trigo. Além disso, foram produzidos alimentos frescos e sem conservantes, como um molho de tomate nutritivo, enfatizando a importância da escolha de ingredientes de qualidade, do combate ao desperdício e da preferência por alimentos caseiros na promoção da saúde.
Gláucia Porto, coordenadora do projeto, explicou a origem da iniciativa. "Embora o campus não seja tão grande, os setores são um pouco distantes. Às vezes, chegamos ao trabalho e não temos contato com uma diversidade de pessoas. Essa socialização é um momento para conversarmos, relaxarmos, sorrirmos e criarmos um ambiente de bem-estar no trabalho", afirmou Gláucia.
O projeto "Clube Arte e Bem-Estar" tem como objetivo promover qualidade de vida no ambiente de trabalho por meio de duas frentes principais: alimentação saudável e atividades manuais. As oficinas incluem bordado, macramê, ponto cruz, crochê e pintura, ministradas por servidores, docentes e ex-alunos da universidade. Além disso, o projeto orienta e incentiva os participantes a adotarem hábitos saudáveis, como a preparação de pratos com alto valor nutricional. Na oficina de encerramento, os participantes foram organizados em duplas para produzir uma variedade de pratos nutritivos.
Confira mais fotos: