Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Eleições na UFPI continuam democráticas

Eleições na UFPI continuam democráticas

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Piauí (Consun) se reuniu na manhã desta quinta-feira para definir as regras para a eleição na escolha do próximo reitor da instituição. A eleição continuará paritária, ou seja, com mesmo peso de voto para professores, estudantes e técnicos administrativos. A única diferença é que o Conselho não poderá mais arbitrar o resultado e que o processo será presidido por uma comissão formada pela comunidade universitária (DCE, Adufpi, Sintufpi e Aprofepi e os Grêmios Acadêmicos dos Colégios Agrícolas) para presidir o processo eleitoral.

O processo eleitoral para a escolha do reitor da UFPI era feito com base na Lei nº 9.192, de 21 de dezembro de 1995, e regulamentada pelo Decreto nº 1.916, de 23 de maio de 1996. Em setembro do ano passado a Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação encaminhou através de Ofício Circular nº 005/2011 para todas as universidades federais uma Nota Técnica nº 437/2011 consolidando a organização de procedimento e documentação necessários à elaboração de lista tríplice para a nomeação de reitor de Instituição Federal de Educação Superior.

Desta forma, a Universidade Federal do Piauí tem duas condições. A primeira seria deixar a cargo do Conselho Universitário a responsabilidade de realizar a eleição, nesse caso obedecendo a lei (Lei nº 9.192/95) que prevê o peso de 70% para professores e 30% para estudantes e técnicos administrativos. Na segunda condição, seria delegar às associações que representam os diversos segmentos da universidade a responsabilidade de realizar a eleição mantendo nesse caso o mesmo peso de votos para professores, estudantes e técnicos administrativos.

Para o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, a escolha do novo reitor da UFPI irá continuar respeitando a tradição das eleições anteriores e a vontade da comunidade acadêmica. "O processo está ainda mais democrático e transparente e não há grandes mudanças. A Universidade vai dar todo o apoio logístico necessário para que a eleição aconteça com toda segurança e tranquilidade", avaliou o reitor.

O reitor lamenta que antes mesmo do final da reunião algumas informações repassadas pelas redes sociais tenham gerado dúvidas e conflitos no entendimento das regras do processo eleitoral.