Conferência da SBPC-PI na UFPI discute “o papel da ciência na política”

Dispositivo de honra de Conferência da SBPC-PI na UFPI

Na manhã desta terça-feira (29/05), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediou a conferência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-PI).  O evento, realizado no Auditório do Centro de Tecnologia (CT) do Campus Ministro Petrônio Portella, iniciou às 10h e teve como temática “O papel da ciência na política: a governança moderna, a ciência e a obrigação de prevenir desastres naturais”, sendo ministrada por Renato Janine Ribeiro. A conferência, realizada em parceria com a Secretaria Regional da SBPC do Estado, aconteceu gratuitamente e aberta ao público. A discussão também contou com transmissão no canal UFPITV no YouTube.

Vice-reitor, Edmilson Moura

Para o vice-reitor, Edmilson Moura, a Universidade se sente honrada em receber a visita do presidente da SBPC, professor Renato Janine Ribeiro, para conduzir a conferência na Instituição. “É extremamente significativa a presença do professor Renato Janine em nossa Universidade. Ex-ministro, ele possui um vasto conhecimento nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia. Sua disposição em estar conosco, debatendo temas tão relevantes e sensíveis como os discutidos hoje, representa um momento de grande valor para a nossa instituição e para toda a comunidade”, afirmou.

Pró-reitor da PROPESQI, Rodrigo Veras

Presente na ocasião, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras, destacou que a UFPI valoriza e incentiva iniciativas como a conferência conduzida pelo presidente da SBPC. “Recebemos com grande entusiasmo o professor Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, para uma palestra enriquecedora. Mais uma vez, a Universidade reafirma seu compromisso com a promoção de uma ciência sólida, bem fundamentada e de alta qualidade”, afirmou.

Diretora da EDUFPI, Olívia Perez

A professora Olívia Cristina Perez, diretora da EDUFPI e secretária adjunta da SBPC no Piauí destacou a trajetória da entidade em defesa da ciência. “A SBPC tem, ao longo de sua história, uma atuação firme em prol da ciência, da universalização do conhecimento e da democracia. Recebemos o professor Renato Janine Ribeiro neste momento de renovação da gestão da Reitoria, reafirmando nosso compromisso com esses valores. Convido a todos para que conheçam mais sobre a SBPC por meio do site e se filiem à entidade”, reiterou.

Presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro

Em sua exposição, o professor Renato Janine Ribeiro ressaltou a necessidade de repensar a forma como os desastres são compreendidos em nível social e governamental. Segundo ele, eventos antes considerados imprevisíveis hoje podem ser previstos com base em estudos científicos — e isso se aplica a diversas áreas do conhecimento. “O objetivo da minha palestra é justamente mostrar o papel da ciência na melhoria da governança no mundo moderno e sua importância para o enfrentamento dos desafios atuais, que não devem ser tratados como desastres inevitáveis”, frisou.

A presença do presidente da SBPC simboliza o reconhecimento dos avanços promovidos no Piauí e também serve como incentivo à continuidade das atividades da diretoria estadual. “É fundamental reforçar para que serve a entidade: a SBPC existe, antes de tudo, para congregar a comunidade científica brasileira. Qualquer pessoa pode se tornar sócia, mesmo sem ser cientista ou professor, basta valorizar a ciência e compreender sua importância para o desenvolvimento do país e do mundo”, explicou.

Também compuseram a mesa de abertura, a superintendente de Comunicação Social, Jacqueline Dourado; o diretor do CCHL, Vitor Sandes; o assessor de Relações Institucionais da FADEX, Raimundo Batista Ribeiro Júnior; e o assessor técnico da FAPEPI, João Batista Lopes.