Entrega de menção honrosa do Prêmio de Inclusão Socioeconômica à UFPI
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) acaba de ser agraciada com uma menção honrosa na cerimônia do Prêmio de Inclusão Socioeconômica – Edição 2025, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O reconhecimento destaca o empenho da gestão da reitora Nadir do Nascimento Nogueira, que desde sua carta-programa de campanha e ao longo de todo seu trabalho na UFPI, prioriza ações de inclusão e combate às desigualdades.
A solenidade aconteceu nesta terça-feira (29), às 17h, no Brasília Palace Hotel, em Brasília (DF). Representaram a Instituição a reitora Nadir Nogueira e o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos.
O Prêmio de Inclusão Socioeconômica reconhece projetos e instituições que promovem a inclusão produtiva de pessoas inscritas no Cadastro Único, contribuindo para a redução das desigualdades sociais. A UFPI é homenageada na categoria de organizações sociais e parceiros públicos e privados participantes do Programa Acredita no Primeiro Passo.
A adesão da UFPI ao Programa Acredita foi formalizada em março deste ano, com a assinatura de um termo de cooperação entre a universidade e o MDS, durante cerimônia no Auditório do Centro de Tecnologia (CT) do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. O evento contou com a presença de lideranças federais, estaduais e municipais.
Instituído pela Portaria MDS nº 1.069/2025, o prêmio valoriza instituições públicas, privadas e gestores comprometidos com iniciativas de superação da pobreza e de fortalecimento da inclusão produtiva no Brasil. A conquista reafirma a centralidade da inclusão nas ações da UFPI, consolidando o compromisso da reitora Nadir Nogueira em fazer da universidade um espaço cada vez mais acessível, transformador e socialmente relevante.