Evento ocorreu no Auditório Noé Mendes no CCHL/UFPI
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu, na tarde desta segunda-feira (5), a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) no Auditório Noé Mendes do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). A cerimônia celebra a primeira turma da referida pós-graduação stricto sensu na área, em nível de mestrado acadêmico, no Piauí.
O Programa foi aprovado pela CAPES em 2024 e autorizado para funcionamento pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em março deste ano, sendo de fundamental importância para o avanço socioeconômico da região.
Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
Conferencista na aula inaugural, a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, conduziu a discussão “Os desafios atuais da gestão universitária e a sua reconstrução”. Em seu pronunciamento, destacou que o novo curso de pós-graduação marca os 54 anos da Universidade Federal do Piauí. “Hoje realizamos a aula inaugural e recebemos os 11 primeiros alunos do curso de mestrado em Economia, oferecido pelo CCHL. Trata-se de um programa que se soma a outros cursos de pós-graduação já consolidados, todos de extrema importância para o desenvolvimento do Estado. Esse mestrado se destaca não apenas pela análise dos cenários econômicos, mas, sobretudo, pela capacidade de propor soluções, traçar estratégias e indicar caminhos em termos de políticas públicas que possam ser implementadas no Piauí”, ressaltou a reitora.
Diretor do CCHL, Vitor Sandes
Segundo o diretor do CCHL, Vitor Sandes, a Administração Superior e a Direção de Centro somaram esforços com intuito de implementar a nova pós-graduação. “Hoje é um dia bastante especial a todos e todas aqui presentes. Então, eu queria destacar, de forma muito especial, o trabalho incansável dos docentes, técnico-administrativos e estudantes do Departamento de Ciências Econômicas, juntamente com a professora Edna Goulart, que foi a diretora do CCHL até recentemente”, disse.
Coordenadora do PPGE/UFPI, Romina Paradizo
Romina Paradizo, coordenadora do PPGE, enfatizou a relevância da iniciativa da UFPI ao lançar o primeiro mestrado na área no Piauí, destacando o impacto positivo que o programa terá na formação acadêmica e no desenvolvimento dos profissionais do Estado.“O fato de ter o mestrado em economia, acaba melhorando a qualificação, inclusive do corpo técnico e também do corpo profissional de gestão do Estado. Ainda mais quando grande parte dos secretários e as pessoas que trabalham na Secretaria e no Governo são egressos do curso de Economia”, declarou.
Estudante do mestrado em Economia, Bárbara Delfino de Aragão Reis
Bárbara Delfino de Aragão Reis, a primeira selecionada para compor a turma da Pós-Graduação, comentou a sua realização em participar deste curso, que segundo ela, é predominantemente masculino. “É bastante desafiador, porque não só presencialmente, nem só nas aulas, mas o conteúdo de economia é historicamente apresentado por autores homens, então ser a primeira aluna de um mestrado de economia é bastante simbólico. Eu me inspiro em mulheres e me sinto muito bem em poder representar tudo aquilo que a gente pode ser”, concluiu.
Na oportunidade, a mesa de honra contou com a presença da reitora da UFPI, Nadir Nogueira; do diretor do CCHL, Vitor Sandes; da assessora internacional da UFPI, Edna Joazeiro; da coordenadora do PPG em Economia, Romina Paradizo; do vice-coordenador do PPG em Economia, Francisco Prancácio Araújo de Carvalho; do coordenador do curso de Economia, Helton Neves Canguçu Oliveira; da chefe do Departamento de Economia, Kellen Carvalho de Sousa Brito; e da representante da Coordenação de Programas Stricto Sensu da PRPG, Aldeidia Pereira de Oliveira.