Professores Antonio Fonseca dos Santos Neto, Pedro Vilarinho Castelo Branco, Ronyere Ferreira e Talyta Marjorie Lira Sousa, coordenadores do Nupem Digital
Será lançado nesta quinta-feira (8/5), às 18h, no auditório Noé Mendes (CCHL/UFPI), o Nupem Digital, repositório virtual que reúne dezenas de milhares de documentos históricos primários. A iniciativa é um empreendimento do Núcleo de Pesquisa em História e Memória do Piauí (Nupem), vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História da UFPI.
Ao longo de seus 23 anos, o Nupem se consolidou como referência na formação de acervos históricos, agora, com o Nupem Digital, inaugura uma nova fase ao disponibilizar de forma gratuita e acessível um vasto conjunto documental, organizado de forma criteriosa e com o foco em facilitar a consulta pública.
O repositório vai disponibilizar documentos de natureza oficial, judiciária, eclesiástica, hemerográfica e bibliográfica, provenientes de diversas instituições e produzidos durante os séculos XVIII, XIX, XX e XXI. Os documentos estão organizados em fundos temáticos, a maioria deles inéditos e hospedados exclusivamente no repositório. São eles: Fundo Igreja Católica; Fundo Inventários; Fundo Obras Raras; Fundo Periódicos; Fundo Tribunal de Contas do Piauí; Fundo Judiciário do Estado do Piauí; e Fundo Juventudes.
Ao disponibilizar documentos raros e inéditos, o repositório reafirma o compromisso do Nupem com a integração entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo a democratização do acesso ao conhecimento histórico e a preservação da memória coletiva brasileira. A plataforma também incentiva o diálogo entre a academia e a sociedade, ao permitir que estudantes, pesquisadores, educadores e o público em geral explorem fontes documentais de inestimável valor.
Integrantes do Nupem durante o processo de digitalização de documentos manuscritos do século XIX
Segundo o professor Antônio Fonseca dos Santos Neto, coordenador do Nupem, o projeto representa uma conquista para a universidade e para os estudos históricos no Brasil. “Trata-se da oportunidade de compartilhar com a comunidade acadêmica nacional documentos que retratam as dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas da nossa sociedade”, destacou.
A equipe responsável pela organização e desenvolvimento da plataforma é composta por docentes e discentes de diversos campi da Ufpi, entre os quais os professores Antonio Fonseca dos Santos Neto, Pedro Vilarinho Castelo Branco, Teresinha Queiroz, Francisco Gleison da Costa Monteiro, Talyta Marjorie Lira Sousa, Ronyere Ferreira e João Paulo Peixoto, além dos pós-graduandos Francilene Cunha, João Vitor Melo, Paulo Neto e Eduardo Teixeira Silva.
O Nupem Digital estará disponível a partir de quinta-feira (8/5), no endereço eletrônico www.nupemdigital.com, onde será possível acessar os acervos e explorar documentos que contribuem para a preservação e ampliação do conhecimento histórico-cultural brasileiro.