Na UFPI, Study in Europe Road Show apresenta oportunidades de estudo na Alemanha e França

Cerimônia de abertura

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediou nesta quinta-feira, 8 de maio, o Study in Europe Road Show 2025, no Auditório Afonso Sena, localizado no Centro de Ciências da Natureza (CCN). Realizado anualmente de forma itinerante, há cerca de 10 anos, o evento tem como objetivo principal a divulgação de oportunidades de estudo, bolsas, pesquisas e parcerias acadêmicas no continente europeu para estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores em geral. Em sua nova edição, a solenidade teve como foco possibilidades de intercâmbio na Alemanha e França, sendo organizada em conjunto pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e pelo Campus France — agência oficial do governo francês responsável pela promoção do ensino superior na França. O evento contou com transmissão no canal UFPITV no YouTube.

Pró-reitor da PROPESQI, Rodrigo Veras

Representando a Administração Superior da UFPI, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras, destacou o impacto regional e nacional da Universidade, ressaltando a importância de ampliar a internacionalização das pesquisas da Instituição. "Um dos nossos principais projetos é expandir a participação internacional da UFPI. Buscamos atrair mais pessoas do exterior para a nossa Universidade, ao mesmo tempo em que queremos oferecer mais oportunidades para que nossos alunos e pesquisadores vivenciem experiências em contextos internacionais. Nosso papel é viabilizar esses contatos e proporcionar o maior número possível de oportunidades", reiterou.


Assessora Internacional da UFPI, Edna Joazeiro

"Por meio deste evento, estamos ao mesmo tempo recebendo e coparticipando. É sempre uma honra prestigiar o Study in Europe, pois ele representa uma porta de entrada para que a UFPI, Teresina e o Piauí participem ativamente do desafio de internacionalizar a universidade brasileira", afirma a professora Edna Joazeiro, assessora internacional da UFPI.

Segundo a professora, o evento também representa uma oportunidade de ampliar a diversidade frente aos desafios do cenário científico contemporâneo. "Como um país de dimensões continentais, precisamos enfrentar as desigualdades que nos separam, construir pontes e desconstruir fronteiras rígidas por meio do conhecimento. Devemos, em conjunto com todos os países, produzir saberes movidos por um genuíno interesse em contribuir com a humanidade", conclui a assessora.

Professor Cláudio Moura

De acordo com o professor de Letras-Inglês da UFPI e colaborador da Assessoria para Assuntos Internacionais (ASSINTER), Cláudio Moura, a experiência acumulada com o evento ao longo dos anos tem sido enriquecedora e estimula a realização de novas ações voltadas à internacionalização da Universidade. "Talvez o aspecto mais relevante desse tipo de evento, especialmente para nossos estudantes, seja a possibilidade de estabelecer contato direto com representantes de universidades estrangeiras. Por meio dessas agências de fomento, eles têm acesso a informações que podem transformar não apenas suas trajetórias pessoais, mas também suas carreiras profissionais", explica o professor.

 

Estudante Ramom Luiz

Para Ramom Luiz, o evento e sua programação despertam o interesse de quem busca novas oportunidades no interior, além de favorecer a criação de vínculos com profissionais e representantes atuantes nesse cenário. “É muito interessante participar de eventos como este, especialmente sendo estudante, porque é sempre importante estar atento a diferentes perspectivas e oportunidades que podem surgir por meio desse tipo de contato”, destaca Ramom, ressaltando a expectativa de que estudantes e pesquisadores aproveitem a ocasião.

Fizeram parte do dispositivo de honra do evento: o pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação Rodrigo Veras; a assessora internacional da UFPI, Edna Joazeiro; a cônsul honorária da Alemanha para os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, Marlene Pinheiro; a coordenadora de fomento à língua alemã do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Reseda Streb; a chefe de projeto do Campus France Brasil em Recife, Juliana Monteiro; e a representante da Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Eliciana Selvina.