Debate com o BNDES aborda políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social

Evento ocorreu no Auditório Socorro Lira do CCHL/UFPI

Na manhã desta quinta-feira, 8 de maio, o Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (CCHL/UFPI) recebeu a equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica a trajetória e o funcionamento da instituição.

Diretor do CCHL/UFPI, Vitor Sandes

O diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras, Vitor Sandes, ressaltou que o evento representa uma oportunidade para estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral conhecerem de perto as atividades do banco, além de explorar possibilidades de parcerias com a universidade. “É fundamental que os estudantes compreendam a atuação do BNDES e reflitam sobre o desenvolvimento econômico e social em toda a sua complexidade. Também é essencial que entendam o papel das instituições públicas na redução das desigualdades sociais e como podem, de alguma forma, contribuir para o fortalecimento dessas políticas públicas. Por isso, é tão importante esse contato direto com instituições como o BNDES”, afirmou.

Arthur de Rezende Pinto, chefe do Departamento de Relacionamento do BNDES

Arthur de Rezende Pinto, chefe do Departamento de Relacionamento do BNDES, destacou a importância de apresentar o Banco Nacional como uma instituição federal responsável pelo planejamento e execução de políticas públicas voltadas para os desafios do desenvolvimento econômico do país. “O diálogo com os grupos de estudantes é sempre muito enriquecedor, pois é justamente nesse momento que o cidadão está em formação. A nossa proposta hoje é trazer profissionais do próprio BNDES para conversar com os estudantes, em uma etapa em que estão mais abertos a absorver conteúdos, esclarecer dúvidas e ter uma troca franca sobre o papel do banco e sua função na organização do Estado brasileiro”, concluiu.