Iniciativa que vem conquistando o público, funciona como uma forma lúdica do ensino da história
Uma ideia de graduandos do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vem conquistando cada vez mais seguidores nas redes sociais, a partir de um conteúdo divertido e educativo. O projeto de extensão “Piauí em 1 minuto” reúne discentes e professores na construção de pequenos vídeos, visitando e explorando a história de espaços importantes para a história do Estado.
Inicialmente pensada para a disciplina de Metodologia do Ensino de História, a atividade buscava aproximar o debate acadêmico do público, de forma lúdica, mas sem perder a profundidade dos temas, fazendo com que se tornasse acessível a discentes da educação básica, por exemplo.
Com o sucesso da página, os alunos da disciplina resolveram continuar a produção de conteúdo, sob a orientação dos professores Fábio Leonardo Castelo Branco Brito e Francisco Gomes Vilanova. O projeto conta atualmente com seis discentes de graduação em História.
“O objetivo de alcance é um público amplo, formado, sobretudo, por pessoas não-vinculadas ao espaço acadêmico, mas sim ao espaço escolar e à sociedade civil em geral, interessada na história e memória do Piauí”, explica o professor Fábio Leonardo, que coordena o projeto.
No perfil do projeto nas redes sociais, é possível encontrar vídeos tratando de diversos espaços históricos de Teresina, e também de outras cidades do Piauí. Entre os conteúdos produzidos, há vídeos sobre o Cine Rex, importante espaço cultural do Estado, e sobre a Igreja de São Benedito, em Valença, município a cerca de 210 km ao sul da capital.
Para o professor Fábio, iniciativas como o “Piauí em 1 minuto” são importantes para divulgar o debate realizado na universidade e sua correlação íntima com o mundo ao redor. “Estamos muito convencidos de que a História é de interesse público e falar de História de maneira responsável, mas ao mesmo tempo leve, lúdica e simples, possibilita formar uma sociedade mais consciente, empática e cidadã”, complementa.
Siga o projeto “Piauí em 1 minuto” no perfil do instagram: @piauiem1minuto