Reunião no Salão Nobre da Reitoria
Com o intuito de estreitar os laços institucionais, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (9), com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE Piauí). O encontro teve como objetivo estabelecer um canal de diálogo para ampliar o acesso a dados e levantamentos estatísticos produzidos pelo IBGE. A proposta visa fortalecer os Programas de Pós-Graduação da UFPI, promovendo o uso dessas informações em pesquisas acadêmicas, que, por sua vez, também podem contribuir com as atividades desenvolvidas pelo Instituto.
Na foto, a reitora da UFPI, Nadir Nogueira e o superintendente do IBGE Piauí, Leonardo Santana
Segundo a reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir Nogueira, o IBGE desempenha um papel de grande credibilidade ao disponibilizar informações utilizadas em pesquisas de graduação e pós-graduação, além de terem aplicação prática na sociedade em geral.
“A presença do IBGE aqui representa um passo importante no sentido de estreitar ainda mais os laços com a academia. Essa parceria já existia de modo informal, e agora estamos formalizando a proposta por meio de um termo de cooperação. Com essa formalização, aproximamos ainda mais a Universidade, especialmente nossos programas de pós-graduação e nossos pesquisadores, das possibilidades de acesso, análise e uso compartilhado dessas informações. A Universidade se beneficia, o IBGE também, e ambas as instituições se fortalecem ao unirem esforços e reafirmarem a credibilidade que possuem perante a sociedade”, enfatizou.
Pró-reitor da PRPG, Carlos Sait
Para o pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação, Carlos Sait, a parceria representa uma via de mão dupla, trazendo benefícios para ambas as instituições.
“As expectativas são de que o diálogo entre a pós-graduação da UFPI e o IBGE se fortaleça cada vez mais, pois a pós-graduação tem muito a contribuir. As pesquisas desenvolvidas pelo IBGE são fundamentais como base para os trabalhos realizados por nossos alunos e programas de pós-graduação. Ao mesmo tempo, o conhecimento gerado na universidade pode colaborar com as ações e levantamentos realizados pelo IBGE”, frisou.
De acordo com o superintendente do IBGE no Piauí, Leonardo Santana, a aproximação com a UFPI é fundamental, especialmente diante da relevância da universidade na produção de pesquisas acadêmicas.
“Esperamos assinar um acordo de cooperação técnica que permita uma melhor exploração e divulgação dos dados produzidos pelo IBGE. Além disso, buscamos promover iniciativas voltadas à capacitação de professores e estudantes para o uso qualificado dessas informações”, concluiu.
Na oportunidade, também estiveram presentes o vice-reitor Edmilson Moura; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rodrigo Veras; o pró-reitor em exercício de Planejamento e Orçamento, Alexandre Rodrigues; a pró-reitora de Graduação, Gardenia Pinheiro; a superintendente de Comunicação Social, Jacqueline Dourado; o coordenador da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE Piauí, Ranieri Ferreira Leite; e o chefe da Seção de Disseminação de Informações do IBGE Piauí, Eyder Mendes Vilanova e Silva.