A reunião aconteceu na sede do SAMU
Na manhã desta sexta-feira (09/05), a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Piauí (UFPI) se reuniu com a Diretoria Geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina, na sede do órgão, para discutir parcerias que visam beneficiar tanto a comunidade acadêmica quanto a população de Teresina.
Durante o encontro, o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos, propôs a realização de treinamentos em primeiros socorros, dentro do espaço acadêmico, destinados à estudantes, servidores e colaboradores da Instituição. Além disso, foi discutida a possibilidade de implantação de um posto do SAMU nas dependências da Universidade.
Emídio Matos, pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários
Na oportunidade, Emídio Matos reafirmou o compromisso da gestão com o bem-estar da comunidade universitária. “O motivo do nosso encontro é estabelecer uma parceria para fortalecer a assistência à saúde no campus, especialmente no atendimento a casos de urgência e emergência, garantindo um cuidado mais ágil e eficaz para toda a comunidade acadêmica. Tratamos de três pautas importantes: o aprimoramento da comunicação com o público universitário, a realização de cursos de primeiros socorros e a implantação de uma base do SAMU dentro da UFPI. Continuaremos avançando nessas articulações, com o compromisso de ampliar a segurança e o bem-estar de todas e todos ”, enfatizou.
Outro tema abordado foi a implementação de ações integradas de comunicação entre as duas instituições, com o objetivo de informar e orientar a comunidade sobre os procedimentos corretos em situações de emergência.
Adélia Oliveira, diretora geral do SAMU
A diretora geral do SAMU, Adélia Oliveira, ressaltou a importância da colaboração e se mostrou entusiasmada com os próximos passos. “Este encontro é de extrema importância, e estou muito animada. Sempre que ampliamos os espaços de atuação, conseguimos nos aproximar ainda mais da população. A proposta do SAMU é justamente essa: reduzir o tempo de resposta no atendimento e garantir que o socorro chegue mais rápido a quem precisa”, afirmou.
Presente na ocasião, o estudante Lucas Eduardo, representante da Assistência Estudantil do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPI), abordou a relevância dos temas discutidos. “Considero muito importantes as estratégias de comunicação discutidas, pois, muitas vezes, as pessoas não sabem em quais situações o SAMU deve ser chamado. Por isso, é essencial disseminar essas informações e fortalecer parcerias, como a de trazer o SAMU para dentro da UFPI. Ter o serviço dentro da Universidade pode salvar vidas”, concluiu.
Também participaram do momento a coordenadora de Saúde, Esportes e Bem-Estar (COSEB/UFPI), Mara Jordana; e o diretor clínico do SAMU, Edson Cipriano.