Reitora Nadir Nogueira e o vice-reitor Edmilson Miranda na abertura do evento
Foi realizada na tarde dessa quarta-feira (4) a solenidade de abertura do evento Brazil Energy Conference, que ocorre até 7 de junho no Centro de Convenções de Teresina, reunindo 4 mil participantes para imersão em debates, inovações e conexões para impulsionar a transição energética para fontes de energia limpa, segura, e sustentável no Brasil e no Mundo. A reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir Nogueira e o vice-reitor Edmilson Miranda prestigiaram o ato solene. Antes das falas de abertura do evento, houve 1 minuto de silêncio pelo falecimento da arqueóloga e pesquisadora Niède Guidon, ocorrido nesse dia 4.
A Reitora Nadir enfatizou que o Piauí tem forte potencial para produção de energias renováveis sendo um dos estados do País que mais produzem energia solar e eólica e que na UFPI a pauta da energia limpa é constantemente tema de debates e de pesquisas. “Pensar geração de energia limpa, educação e inclusão é uma preocupação da UFPI. Temos um grupo de pesquisa que já trata dessa pauta junto ao Governo do Estado do Piauí e, dentro da UFPI, há vários projetos que dialogam com o tema da transição energética. E nesta quinta, 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, teremos no evento uma mesa-redonda com vários pesquisadores para dialogar sobre esse tema tão urgente”, disse Nadir Nogueira.
A conferência tem objetivo de consolidar o Piauí como referência nacional em energias renováveis e fortalecer a posição do estado como protagonista na transição energética do País. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Investe Piauí e da Secretaria Estadual de Inteligência Artificial, em correalização com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi).
Governador do Piauí, Rafael Fonteles
“O Piauí tem a sustentabilidade não apenas como dever cívico, como todos nós devemos ter, mas como o principal eixo econômico e gerador de oportunidades de trabalho, emprego e renda para nossa população”, enfatizou o Governador Rafael Fonteles, na fala de abertura do evento.
Durante a conferência, houve o lançamento no Piauí da Chamada Nordeste, uma iniciativa do Governo Federal de fomento para promover integração das ações de apoio financeiro a projetos de infraestrutura e de serviços públicos e a empreendimentos em eixos prioritários para favorecer a transição energética, com investimentos de R$ 10 bilhões para a região Nordeste.
Maria Fernanda Coelho, presidente da ABDE
“Esse edital visa fortalecer a transição energética, o processo de descarbonização, os fármacos e também o setor automotivo” disse Maria Fernanda Coelho, presidente da ABDE. “Não se trata apenas de preservar o meio ambiente, mas de construir um modelo de crescimento, ao mesmo tempo, socialmente inclusivo, ambientalmente sustentável e economicamente resiliente”, completou.
Claudio Providas, Representante Residente do PNUD para o Brasil, afirmou que nossa geração vive o momento decisivo em que precisa reposicionar o modo de consumo de energia para não sacrificar o futuro. “Atuamos para acelerar uma transição energética justa, inclusiva e sustentável e que os impactos não acentuem desigualdades, mas que impulsionem mais empregos”, completou.
Também fizeram falas na abertura da Conferência o secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. da UFPI, André Macedo, e o diretor-presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Saraiva.
Mesa-redonda Magna, grande destaque da abertura do evento
Mesa-Redonda Magna - Encerrando a programação do primeiro dia do evento, foi realizada a Mesa-Redonda Magna "O Futuro do Mercado Global de Energia Renovável: Tendências, Integração, Competitividade Internacional e Desenvolvimento Social", trazendo à tona os desafios e oportunidades do país na corrida por uma economia de baixo carbono, e tendo como palestrantes o governador do Piauí, Rafael Fonteles; Alan Fragoso (Worley), André Godoy (ABDE), o Vice-CEO da CGN Energy International, Ling Shi, Carlos Salgado (PNUD) e mediação da jornalista Giuliana Morrone.
Programação intensa - São destaques na programação ainda o Painel “Piauí: laboratório da nova economia verde”, que aboradará avanços do estado na produção de energias renováveis, como solar e eólica; a mesa-redonda sobre financiamento climático, reunindo representantes de bancos públicos, organismos internacionais e fundos verdes para discutir mecanismos de incentivo à economia sustentável; o Workshop “Transição Energética Justa”, voltado a políticas públicas que garantam inclusão social e desenvolvimento regional no novo modelo energético; e a Feira de Soluções Sustentáveis, espaço expositivo com iniciativas, startups e tecnologias aplicadas à transição energética.
“Haverá discussões profundas sobre desenvolvimento econômico, tecnologias, aspectos regulatórios e políticas públicas acerca da transição energética por meio de 35 paineis, laboratórios práticos, mesas de negócios e exposições de estandes do que há de mais atual em debates sobre o tema”, declarou o curador da Brazil Energy, Juan Aguiar.
Confira mais sobre o Brazil Energy Conference no site do evento.