A Universidade Federal do Piauí (UFPI) será palco, nos dias 1º e 2 de julho, do Programa de Formação de Agentes Multiplicadores, uma importante iniciativa voltada para a capacitação de professores de arte e agentes culturais brasileiros. Promovido pelo Instituto Arte na Escola e pelo Polo Arte na Escola – UFPI, o evento acontece de forma presencial, com atividades distribuídas em diferentes espaços da Universidade. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 2 de julho. Inscreva-se aqui.
Segundo a coordenadora do projeto e professora do curso de Artes da UFPI, Núbia Canejo, o Programa de Formação de Agentes Multiplicadores dará aos participantes a oportunidade de aprender novas práticas pedagógicas no ensino de arte, que se relacionam com a cultura local e com a gravura como uma forma de arte sustentável. "Nesta formação, os participantes poderão adquirir conhecimentos sobre novas metodologias e conceitos do ensino de arte, integrando-os à cidade, à cultura piauiense e à gravura como uma modalidade artística sustentável. Isso contribuirá para o aprimoramento das práticas pedagógicas e artísticas de professores, estudantes e agentes culturais", afirma.
O programa chega à UFPI com o propósito de fortalecer a formação de arte-educadores e ampliar o diálogo entre educação, arte e cultura, considerando as demandas específicas da região. A programação inclui palestras, oficinas e debates abertos à comunidade acadêmica, educadores, artistas, estudantes e o público em geral.
De acordo com o supervisor de Projetos do Instituto Arte na Escola, Pedro Ermel, o projeto representa uma oportunidade valiosa de expandir e renovar os olhares sobre a arte e a educação no Brasil. “O Programa de Formação de Agentes Multiplicadores, nos oferece a oportunidade de semear, de norte a sul do Brasil, novas formas de pensar a arte, a educação e a cultura em rede em um país tão diverso e plural como o nosso”, destaca.
O Programa de Formação de Agentes Multiplicadores tem a realização do Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), e do Instituto Arte na Escola por meio da Rede Arte na Escola, com patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus, BIC, copatrocínio da Pragma e Bradesco, e apoio da Universidade Federal do Piauí.
Confira a programação completa aqui.