Evento acontece no Centro de Ciências da Educação (CCE)
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediou, na manhã desta sexta-feira (27), o I Seminário de Políticas de Educação Infantil no Piauí. Realizado no Auditório Maria Salomé Cabral, no Centro de Ciências da Educação (CCE), o evento reuniu representantes da academia, redes de ensino, fóruns e movimentos sociais para discutir os desafios e avanços no cumprimento da Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE) e dos Planos Municipais de Educação (PMEs).
Pró-reitora da PREXC, Waleska Albuquerque
Presente na ocasião, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque, parabenizou a coordenadora do seminário, professora Carmen Lima, e destacou a relevância do momento, em que representantes de diversas instituições — como UFPI, UESPI, SEMEC, Conselhos Estadual e Municipal de Educação, entre outros — se reuniram para discutir a Meta 1 do Plano Nacional de Educação, que trata da universalização da pré-escola. “A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura reconhece a importância do trabalho extensionista desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEG) e o compromisso social demonstrado por meio das ações realizadas ao longo dos anos no cenário educacional do Piauí”, sublinhou.
Com o tema "Meta 1 do PNE/PMEs – Acesso, Qualidade e Equidade", o seminário segue até sábado (28), com uma programação composta por mesas de debate, rodas de conversa e apresentações de pesquisas voltadas à educação infantil nos municípios piauienses. A proposta é fortalecer o regime de colaboração entre os entes federativos e mobilizar gestores e a sociedade civil em defesa do direito das crianças de 0 a 5 anos à educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade.
Coordenadora do evento, professora Carmen Lúcia de Sousa Lima
Na organização do evento, a professora Carmen Lúcia de Sousa Lima, destacou que o seminário integra um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq, que mapeia a implementação da Meta 1 nos 224 municípios do Estado. “Estamos apresentando dados preliminares de quatro territórios de desenvolvimento — Entre Rios, Cocais, Vale do Sambito e Vale do Canindé — que nos ajudam a compreender como os municípios estão estruturando suas políticas de educação infantil”, explicou.
A programação é transmitida ao vivo pelo canal da Célula de Educação Infantil no YouTube, ampliando o alcance e garantindo a participação de secretários e técnicos das secretarias municipais de educação de todo o estado. “Nosso objetivo é mobilizar os municípios e reforçar o compromisso com a educação infantil como um direito fundamental. Não basta garantir acesso — é preciso assegurar condições reais de aprendizagem, cuidado, convivência e desenvolvimento integral das crianças”, completou Carmen Lúcia.
Dispositivo de honra do evento
Durante a solenidade de abertura, estiveram também presentes a coordenadora geral de graduação da PREG, Marli Clementino; a coordenadora de desenvolvimento curricular da PREG, Djanira do Espírito Santo Lopes Cunha; o chefe do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE/UFPI), José Renato de Araújo; a representante da direção do CCE/UFPI, professora Ana Raquel de Oliveira; a secretária executiva de ensino da rede municipal de Teresina, Irene Lustosa; a diretora de Assuntos Pedagógicos da UESPI; Dalva Stella Ferreira Dantas; o coordenador do Fórum Municipal de Educação de Teresina, Francisco das Chagas Alves Rodrigues; e a presidente do Conselho Municipal de Educação de Teresina, Hostiza Machado Vieira Neves;
Além de pesquisadores da UFPI, UESPI e UFMG, o seminário conta com a presença de representantes do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), Conselhos Municipais de Educação, Fóruns Regionais, gestores públicos, estudantes e profissionais da área.
A iniciativa é promovida pela Célula de Educação Infantil da UFPI, em parceria com o NUPPEGE, a UESPI, o Fórum de Educação Infantil do Piauí (FEIPI), o MIEIB e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com apoio do CNPq, FAPEPI e da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC).
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