UFPI participa do evento “A Revolução Educacional do Piauí” da SEDUC

Evento destacou temáticas envolvendo a tecnologia e a análise de dados em políticas educacionais

Na manhã desta quarta-feira (2), o vice-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Edmilson Moura, representou a Instituição no evento “A Revolução Educacional do Piauí: uma gestão baseada em dados e evidências”, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). A solenidade, realizada no auditório Canoa, do Hotel Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina, destacou a importância da tecnologia e da análise de dados na formulação de políticas públicas educacionais mais eficazes e equitativas.

Durante o evento, foi lançado o Laboratório de Dados Educacionais, uma iniciativa inovadora que emprega inteligência artificial e Big Data para desenvolver soluções voltadas à melhoria da educação básica no estado. O projeto busca enfrentar desafios como a evasão e a infrequência escolar, além de promover o aprimoramento do desempenho acadêmico dos estudantes da rede estadual de ensino.

Vice-reitor da UFPI, Edmilson Moura

O vice-reitor Edmilson Moura ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido no Piauí e a importância de um laboratório com banco de dados para subsidiar decisões futuras com mais precisão. “É fundamental valorizar a identidade do Piauí em um evento como este, que reúne especialistas locais e do Ministério da Educação para reconhecer o trabalho que temos realizado. Ter um laboratório com um banco de dados acessível às instituições é essencial para que possamos conhecer a realidade educacional e, assim, tomar decisões mais assertivas", destacou.

Secretário da SEDUC-PI, Washington Bandeira

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, destacou que a transformação da educação exige dados, evidências e planejamento estratégico, mas, acima de tudo, pessoas comprometidas com a missão pública. “A revolução educacional se faz, sim, com dados, evidências, indicadores, metas claras, liderança política forte e decisões estratégicas bem definidas. Mas, sobretudo, ela se faz com pessoas: com cérebros, com inteligências e, acima de tudo, com corações que amam a educação e encaram o serviço público como missão”, afirmou.

Secretária nacional de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Schweickardt

A secretária nacional de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Schweickardt, também destacou a relevância do Piauí e das regiões Norte e Nordeste no cenário educacional brasileiro.

“O que está por trás desse movimento é a revelação da potência existente no Norte e no Nordeste do Brasil. Muita gente desconhecia a capacidade intelectual dessas regiões de propor ações efetivas e de grande impacto, vindas de fora do eixo Sul-Sudeste. O Piauí tem se destacado pela força do que vem sendo feito na educação básica. Essa etapa da educação, que por muito tempo ficou em segundo plano em relação ao ensino superior, hoje é prioridade no Ministério da Educação”, frisou.

O evento contou com a presença de mais de 300 participantes, entre eles representantes do Ministério da Educação (MEC), PNUD/ONU, Instituto Unibanco, FGV, Instituto Sonho Grande, gestores públicos e especialistas em educação de todo o país. No espaço do evento, os participantes acompanharam painéis, rodas de conversa e apresentações de boas práticas sobre educação em tempo integral, personalização do ensino com IA e gestão baseada em evidências.

Também compuseram o dispositivo de honra as seguintes autoridades: o secretário de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC, Evânio Antônio de Araújo; o superintendente executivo da Secretária de Educação do Estado do Piauí (SEDUC-PI), Rodrigo Torres; o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera; a gerente de gestão do conhecimento no Instituto Unibanco, Mirela de Carvalho; o especialista da FGV, Aléssio Trindade de Barros; a assessora de Desenvolvimento Territorial e Cooperação Descentralizada do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, Ieva Lazareviciute; e a Conselheira Estadual de Educação e Professora da UESPI no ato representando o senhor reitor, Bárbara Melo.