II Feira de Inovação Tecnológica da UFPI promove diálogo e apresenta produtos sustentáveis

Evento contou com a apresentação de produtos inovadores, tecnológicos e sustentáveis

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do curso de Engenharia Agronômica e do Colégio Técnico de Teresina (CTT), promoveu na manhã desta sexta-feira, 4 de julho, a II Feira de Inovação Tecnologia (II Fitotech). Reunindo estudantes, professores, empresas do setor agrícola e produtores rurais, a mesa de abertura do evento aconteceu às sete horas e contou com a presença do vice-reitor no exercício da reitoria da UFPI, Edmilson Moura. 

Vice-reitor Edmilson Moura

“É um evento muito importante em que nossos estudantes apresentam aquilo que eles adquiriram de conhecimento ao longo das disciplinas do curso de Engenharia Agronômica”, destaca o vice-reitor no exercício da reitoria, Edmilson Moura. Ainda segundo o gestor, a feira é um incentivo à inserção dos estudantes no mercado de trabalho, buscando dar visibilidade ao potencial existente nos discentes. “É uma oportunidade de mostrar esse trabalho tanto para a comunidade interna quanto externa, aumentando significativamente a possibilidade desse trabalho sair das bancadas e atingir o foco principal, a demanda da nossa sociedade em sentido empreendedor e de desenvolvimento de novas tecnologias”, conclui o representante da Administração Superior da Universidade.

Estudantes da UFPI durante apresentação de trabalhos no Fitotech

A feira ainda contou com café da manhã, realização de exposições das empresas do setor,  estandes temáticos desenvolvidos por estudantes em temas como Agricultura Especial, Fisiologia Vegetal, Fitopatologia, Melhoramento Genético e Produção e Tecnologia de Sementes, além de, posteriormente, a premiação dos destaques do evento conforme as avaliações feitas em cada estande.

 

Diretor do CTT, Jossivaldo Pacheco

Para o diretor do CTT, Jossivaldo Pacheco, para além de uma mostra dos esforços dos estudantes na realização e apresentação dos trabalhos, o evento marca um espaço de colaboração em benefício dos alunos. "É uma satisfação realizar essa parceria com o departamento de Fitotecnia, sediando esse espaço para a realização da Fitotech. Essa parceria entre CCA e CTT, tem como fruto a compreensão dos nossos estudantes acerca da formação, da academia, da empregabilidade e como lidar com o setor produtivo. Isso faz com possamos crescer mais fortes", frisa o dirigente.

Professor de Fitotecnia da UFPI, Wilson Pereira

Conforme o professor de Fitotecnia da UFPI, Wilson Pereira, a feira foi idealizada como uma forma de treinar os estudantes e transmitir o conhecimento da área de forma acessível para a comunidade em geral. "É um modo de transmitir o conhecimento para todos e não o restringir à academia. Esse é um momento para transmitir conhecimento e criar uma oportunidade futura de emprego e formação de carreira para nossos alunos", explica o docente. 

 

Professor Rafael Miranda

Segundo o idealizador do projeto, também professor de Fitotecnia da UFPI, Rafael Miranda, a missão do evento é oferecer oportunidades aos discentes. "O principal ponto é tentar aproximar ainda mais o aluno da pesquisa em sua área de formação e da realidade da carreira dele mais adiante. Além disso, temos como proposta fazer a interação aluno, empresa e universidade, mostrando o que tem de inovação emergente para a produção agrícola em temas como sustentabilidade, mudança climática e outras vertentes que estudamos aqui", explica o pesquisador. 

Já a estudante de Engenharia Agronômica, Isabella Castro, conta que o evento é desafiador por tirar os alunos de dentro de sala de aula. “A feira nos insere em campo prático de conhecer e efetuar esse diálogo com os produtores e empresas. Nesse sentido, a Fitotech se torna um cenário incrível que nos tira da bolha e nos incentiva a sair, pesquisar, conhecer, errar e aprender", reitera a estudante.

Para saber mais, acesse o instagram @fitotech.ufpi.

Confira mais fotos: