I SIMPSAT promove debate sobre saúde e trabalho em outubro na UFPI; evento está com inscrições abertas

Com o objetivo de debater acerca dos desafios da saúde do trabalhador diante das transformações do mundo do trabalho, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) sedia o “I Simpósio Multidisciplinar sobre Saúde e Trabalho (I SIMPSAT): desafios da saúde do trabalhador em um mundo em transformação” entre os dias 2 e 4 de outubro. O evento acontece no Cine Teatro do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. 

Organizado pela UFPI em parceria com a Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB/UNESP), a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) e a Associação de Saúde Ambiental e Sustentabilidade (ASAS), a programação do Simpósio inclui minicursos, palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos e culturais. O evento visa discutir a respeito das inúmeras transformações que o mercado de trabalho vem passando e os possíveis impactos das mudanças na saúde dos trabalhadores. 

Professora Manoela Lopes. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Para a professora Manoela Lopes, presidente do I SIMPSAT e docente do Departamento de Medicina Comunitária da UFPI, refletir sobre os impactos do mundo do trabalho na saúde é de suma importância. “Pretende-se com o evento, estimular debate e reflexões sobre o mundo do trabalho contemporâneo na sua relação com a saúde, e como reconhecer, monitorar e intervir na perspectiva da integralidade da atenção à saúde para controlar e minimizar impactos”, declarou.

O público-alvo do SIMPAT são profissionais de diferentes setores, discentes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores de áreas como Saúde, Engenharia, Direito, Serviço Social e Psicologia. Além de reunir especialistas e pesquisadores de instituições renomadas, o Simpósio contará ainda com representantes do Ministério da Saúde, do Ministério Público do Trabalho, conselhos profissionais, sindicatos e cooperativas. De acordo com a presidente do evento, a proposta do simpósio surgiu a partir da necessidade de dar mais visibilidade à temática. “Neste sentido, surgiu a ideia do simpósio sobre o tema, que na minha percepção como de outros pesquisadores, é de grande importância, e ainda muito negligenciado na área da saúde”, ressaltou.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil lidera o ranking de acidentes de trabalho fatais no mundo. A professora Manoela destacou a necessidade de ampliar o olhar sobre o tema. “Estamos falando de uma população de 107 milhões de pessoas economicamente ativas, além de pessoas que já se aposentaram e podem ter alguma doença ou agravo relacionado ao trabalho.”, frisou.

As inscrições estão abertas aos interessados em participar do evento. O prazo para submissão de trabalhos vai de 9/7 a 9/8. As produções aprovadas serão publicadas nos anais do evento, com premiação para os melhores trabalhos. 

Para mais informações, acesse o perfil oficial do Instagram @simpsat.2025 e o site do evento aqui.