UFPI inicia período letivo 2025.1 dos cursos do PARFOR/PARFOR EQUIDADE

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) iniciou no dia 07 de julho o período intensivo das aulas dos cursos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR EQUIDADE), referente ao semestre letivo 2025.1.

Turma de Letras-Português 1 - Polo de Miguel Alves

Atualmente, o Programa oferta 10 cursos de 1ª Licenciatura (Educação Física, Geografia, História, Letras-Libras, Letras Português, Pedagogia, Educação Bilíngue de Surdos, Educação Especial Inclusiva, Educação Escolar Quilombola e Pedagogia Intercultural Indígena), distribuídos em 40 turmas implantadas em 16 municípios piauienses: Baixa Grande do Ribeiro, Batalha, Castelo do Piauí, Currais – Sede, Currais – Laranjeiras, Floriano, Isaías Coelho, Luzilândia, Miguel Alves, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina e Uruçuí.

Cursistas de Pedagogia Intercultural Indígena, do Polo de Uruçuí, com a Coordenadora local, Profa. Rossiana Ribeiro

Segundo a Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFPI, Profa. Gardênia Pinheiro, o PARFOR/UFPI tem causado grande impacto social na Educação do Piauí, construindo oportunidades mais igualitárias para formação de professores. “Agradeço a cada um pela confiança em nossa instituição e pela dedicação à educação”.

 Profa. Gardênia Pinheiro durante Encontro de Formação Pedagógica do PARFOR/PARFOR EQUIDADE

Desejando um excelente período letivo a todos os professores formadores e cursistas, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, explica que o projeto formativo do Programa movimenta-se em consonância com os princípios da Pedagogia da Alternância, de modo a articular diferentes tempos e espaços formativos: a Universidade (Tempo Universidade - TU) e a Escola/Comunidade, local de trabalho/vivência do cursista (Tempo Escola/Comunidade - TE/C). 

Turma de Geografia do Polo de Currais com a professora formadora Ruthy Karollyny

“A expectativa é que o cursista do PARFOR/PARFOR EQUIDADE possa alternar momentos de reflexão, análise e problematização da prática (TU) com momentos de planejamento e sistematização de estratégias de enfrentamento dos problemas que emergem do contexto escolar e/ou da comunidade passíveis de intervenção (TE/C). É em vista disso que, além do período intensivo, idealizamos o período complementar (retorno), nos finais de semana, com o objetivo de discutir as problemáticas trazidas pelos cursistas da Escola/Comunidade para, colaborativamente, (re)definir estratégias de ação. Essa tarefa é desafiadora e, por isso, agradecemos a parceria de professores(as) formadores(as), formadores(as) intérpretes e monitores(as) de inclusão que assumem conosco o compromisso de imprimir máxima qualidade à formação de professores da educação básica”, enfatiza a Profa. Glória Ferro.

Profa. Glória Ferro durante Encontro de Formação Pedagógica do PARFOR/PARFOR EQUIDADE

Com base nos princípios da Pedagogia da Alternância, neste período letivo estamos fortalecendo a imersão dos cursistas nas comunidades. No curso de Educação Escolar Quilombola a imersão nas comunidades quilombolas está ocorrendo de diferentes formas. Em Batalha, Isaías Coelho, São João do Piauí e São Raimundo Nonato as imersões ocorrerão em dois quilombos por município nos componentes curriculares Psicologia da Educação e Política e Legislação da Educação Básica e da Educação Quilombola. Já na turma de Paulistana, as aulas estão ocorrendo integralmente no Quilombo Tapuio, município de Queimada Nova.

Turma de Educação Escolar Quilombola do Polo de Paulistana durante aulas no Quilombo Tapuio

No curso de Pedagogia Intercultural Indígena as imersões ocorrem nas comunidades indígenas por meio das atividades a serem desenvolvidas no Tempo Comunidade (TC) utilizando-se instrumentos didático-metodológicos que regem a Pedagogia da Alternância (plano de estudo, caderno da realidade, visitas e viagem de estudo, projeto, folha de observação, curso/oficina etc.), conforme a especificidade da disciplina, e a realidade dos cursistas. A imersão em comunidades e territórios é uma experiência fundamental no projeto formativo do PARFOR EQUIDADE porque permite ao cursista conhecer e vivenciar a história e a cultura das comunidades quilombolas e indígenas. Essas vivências são necessárias para a preservação do patrimônio cultural afro-indígena brasileiro, valorização da ancestralidade, da história e resistência das comunidades tradicionais, podendo, portanto, contribuir para a conscientização sobre a importância da luta por direitos territoriais, políticas públicas e enfrentamento do racismo. Logo, as imersões quilombolas e indígenas são formativas”, ressalta a Profa. Glória Ferro.

Turma de Pedagogia Intercultural Indígena do Polo de Laranjeiras com a professora formadora Djanira Cunha

Segundo a Coordenadora do Polo de Paulistana, Profa. Diana Valdete da Silva, de forma dinâmica, com responsabilidade e muito aprendizado, a UFPI chegou à comunidade. “Essa primeira semana proporcionou aos alunos muitas vivências interessantes. Na disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE), por exemplo, houve escuta ativa da moradora mais velha da comunidade, que está com 100 anos. Conhecemos também o local onde o Quilombo surgiu, uma árvore de Tamarindo que tem mais de 200 anos. Além de tudo isso, contamos com a presença das lideranças na abertura do curso e em momentos de vivência à noite, como as rodas de conversas e o tradicional forró de sanfona que acontece nas quintas-feiras. O intuito é promover um elo entre o conhecimento formal e os saberes tradicionais das comunidades quilombolas. Tudo isso só foi possível porque os secretários de educação de Queimada Nova, Paulistana e Jacobina acreditam na educação e liberaram totalmente os professores para que pudessem participar integralmente do curso”, detalhou a Profa. Diana.

Profa. Diana e cursistas durante vivências no Quilombo Tapuio

Para o cursista Roniel Almeida, as aulas no Quilombo oportunizam a vivência do que foi visto em sala de aula. “As experiências são muito mais enriquecedoras quando estamos aqui vivenciando a história mesmo e aprendendo na prática. A comunidade foi bastante acolhedora com todos. Fizemos rodas de conversa com os moradores mais antigos, valorizando a oralidade, e nesses momentos nós ficamos sabendo mais sobre como era o modo de vida antigamente e como é nos dias atuais. Os professores também são muito bons, dedicados, inspiradores, e que trazem a nossa realidade para o ensino, fortalecendo o nosso aprendizado e conhecimento sobre a nossa história e nossos antepassados”.

Cursista de Educação Escolar Quilombola, Roniel Almeida

A Coordenadora Adjunta do PARFOR EQUIDADE/UFPI, Profa. Lucineide Morais, afirma que o segundo período do PARFOR EQUIDADE foi iniciado com a certeza da justeza dessa política de formação de professores implementada pelo governo federal na UFPI. “Creio que neste segundo semestre aperfeiçoaremos nossas práticas no sentido de manter e melhorar a integração, aprendizado e comprometimento de todos os envolvidos na execução do Programa. Coordenação institucional e adjunta, coordenadores de curso, coordenadores locais, professores, e os cursistas, alvos do nosso trabalho coletivo, até o momento exitoso. Sigamos!”.

Professoras Glória Ferro e Lucineide Morais durante Encontro de Formação Pedagógica do PARFOR/PARFOR EQUIDADE

Cursando o 6º período de Letras-Português, do Polo de Batalha, Luís Soares Neto destaca que: “o PARFOR prioriza um ensino qualitativo, de excelência e intensivo, mas sempre levando em conta condicionantes ou situações que precisam de ajustes. É bom estar de volta, progredir e iniciar mais um passo nessa caminhada que é nossa formação como professores”, enfatiza.

Cursistas de Letras-Português do Polo de Batalha

Confira mais fotos do início do período letivo 2025.1:

Cursista de Pedagogia Intercultural Indígena - Polo de Laranjeiras

Apresentação de cursistas de Pedagogia - Polo de Pedro II

Turma de Pedagogia Intercultural Indígena - Polo de Baixa Grande do Ribeiro

Turma de Educação Escolar Quilombola - Polo de São Raimundo Nonato

Turma de Educação Bilíngue de Surdos - Polo de Picos

Turma de Pedagogia - Polo de Castelo do Piauí

Turma de Educação Especial Inclusiva - Polo de Teresina

Turma de Letras-Libras - Polo de Piripiri

Turma de Educação Física - Polo de Floriano

Turma de Educação Escolar Quilombola - Polo de São João do Piauí

Turma de Educação Especial Inclusiva - Polo de Luzilândia

Turma de Educação Escolar Quilombola - Polo de Isaías Coelho