Turma 2025.1 em conclusão a disciplina de Tecnologia de Alimentos- UFPI
A disciplina de Tecnologia de Alimentos, ofertada no curso de Nutrição da Universidade Federal do Piauí (UFPI), tem se destacado por sua proposta inovadora de aproximar teoria e prática. No semestre letivo 2025.1, os estudantes participaram de um projeto integrador com visitas técnicas a indústrias do setor alimentício, proporcionando uma vivência real das etapas que envolvem a produção de alimentos — do campo à mesa do consumidor.
O projeto tem como principal objetivo oferecer aos discentes uma compreensão aprofundada de toda a cadeia produtiva, desde o recebimento da matéria-prima até a elaboração, embalagem, armazenamento e distribuição do produto final. Ao longo do semestre, as atividades foram divididas em quatro etapas:
Na primeira fase, os alunos realizaram o mapeamento das indústrias alimentícias do Estado do Piauí, o que permitiu uma visão ampla do cenário industrial regional e das possibilidades de atuação profissional.
A segunda etapa consistiu na escolha de uma indústria específica para um estudo teórico aprofundado. Os estudantes elaboraram roteiros detalhados sobre o processo produtivo, com o intuito de potencializar a experiência prática nas visitas.
Já na terceira fase, foram realizadas as visitas técnicas in loco. Nessa etapa, os discentes puderam observar de perto os processos industriais, as tecnologias empregadas, os controles de qualidade e as práticas de segurança alimentar adotadas pelas empresas.
Durante o semestre de 2025.1, diversas indústrias foram visitadas, proporcionando experiências práticas valiosas. Entre elas, a Indústria e Comércio de Alimentos Mandarim LTDA, localizada na Rodovia PI-130, Km 17, Cerâmica Cil, onde os estudantes acompanharam todas as etapas do processo de produção do biscoito de polvilho, desde a preparação até a distribuição.
Carla Auana Pereira de Alencar, Emilly Tawana Alves Lima, Iara Letícia Santos e Silva Sá, Laura Cronemberger de Miranda Piauilino, Milene Xavier Amaral e Samuel Ribeiro de Assis na indústria de Polpa de Frutas Mariana
A visita técnica à indústria Polpa de Frutas Mariana, localizada em Água Branca–PI, também foi destaque.
“A visita técnica foi uma experiência enriquecedora para nós, graduandos de Nutrição da UFPI. Acompanhamos de perto o processo de produção das polpas, o que ampliou nosso conhecimento em tecnologia de alimentos e segurança alimentar. Vivências como essa aproximam teoria e prática, fortalecendo a formação de profissionais mais críticos e preparados para o setor”, relataram os estudantes.
Adenise Abreu, Gabriele Magalhães, Maria Luiza Chaves e Selmária Serrate – visita à empresa Cachaça Lira, Amarante - PI
Outra experiência significativa foi a visita à empresa piauiense Cachaça Lira, no município de Amarante–PI, onde os alunos conheceram as instalações e todo o processo de produção da tradicional cachaça artesanal.
“A experiência foi enriquecedora, proporcionando uma visão prática sobre os métodos de fabricação e a importância da valorização dos produtos locais.”
Visita a indústria de panificação, Padaria Nacional, Teresina- PI
Também integraram o roteiro de visitas a Eurocaju, localizada em Altos–PI, uma indústria de grande porte especializada no beneficiamento de castanhas de caju; e a Padaria Nacional, situada na Avenida João XXIII, em Teresina–PI, que possui produção industrial em larga escala, atendendo outras cidades do Piauí, além de redes hospitalares e hoteleiras do estado.
A quarta e última etapa do projeto envolveu a produção de artigos científicos, que poderão ser submetidos a revistas acadêmicas, congressos e outros eventos da área. A proposta estimula a pesquisa, a escrita acadêmica e a disseminação do conhecimento adquirido, fortalecendo a formação crítica e profissional dos futuros nutricionistas.
Segundo a professora responsável pela disciplina, Theídes Batista Carneiro, a iniciativa cumpre um papel fundamental na formação dos estudantes.
“Nosso objetivo é formar nutricionistas capazes de compreender todo o ciclo produtivo dos alimentos, desde as matérias-primas até o produto final, conhecendo as tecnologias empregadas e os cuidados necessários para garantir a segurança e a qualidade alimentar. As visitas técnicas são momentos enriquecedores para consolidar esses conhecimentos.”
Alexia Laviny dos Santos Silva; Francisca Kauane Alves Alexandre; Juliane Beatriz da Silva Sousa; Mariana Soares Costa; Maria Clara Cruz Bastos- visita à Indústria e Comércio de Alimentos Mandarim LTDA
O planejamento e execução do projeto contou com o apoio das monitoras Havanna Sousa do Nascimento e Yasmin Vida M. G. Lima, que participaram ativamente das etapas, vivenciando a monitoria como prática integrada ao ensino e despertando o interesse pela carreira docente.
“A visita à indústria Mandarim gerou riqueza de detalhes sobre como a tecnologia de alimentos pode ser aliada ao desenvolvimento de produtos cada vez mais seguros e saborosos. Foi extremamente enriquecedor participar dessa experiência, que abriu horizontes para parcerias com indústrias alimentícias e atualizações tecnológicas que enaltecem as pesquisas acadêmicas”, finalizam.
Visita a indústria Eurocaju, Altos- PI