Com o objetivo de proporcionar conhecimento e práticas pedagógicas de inclusão aos cursistas de Educação Bilíngue de Surdos, do Polo do PARFOR/UFPI de Floriano, foi realizada na última sexta-feira (18), uma aula de campo na praça central do município, São Pedro de Alcântara, desenvolvida no âmbito da disciplina “Psicologia da Educação”.
Cursistas de Educação Bilíngue de Surdos durante aula de campo
Segundo a Profa. Maria de Lourdes Leal, que ministrou a disciplina, a atividade intitulada de “Leitura na Praça” teve como eixo norteador a obra “Dificuldades de Aprendizagem: O que são? Como tratá-las?”, da escritora Nádia Bossa. “O livro é um convite para conhecer e aprender a lidar com as dificuldades que muitos alunos apresentam. Durante toda a manhã tivemos vivências e contagiamos os cidadãos que pela praça passeavam e liam as páginas do livro”, explicou.
Atividade foi realizada na praça central de Floriano
Para a Coordenadora do Polo de Floriano, Profa. Delcimar Azevedo, a atividade atingiu os objetivos propostos. “Foi lindo e encantador ver a entrega dos cursistas nas dinâmicas propostas e a interação da comunidade. Atividades como essa não somente tornam a disciplina mais dinâmica como também fazem com que os cursistas tenham um olhar mais leve e saibam lidar melhor com as dificuldades”.
Cursistas realizaram a leitura da obra “Dificuldades de Aprendizagem: O que são? Como tratá-las?”, da escritora Nádia Bossa
O cursista surdo Maciel Silva avalia a importância da aula de campo e do curso ofertado pela UFPI. “Nós pudemos ver e sentir na prática o que foi ensinado em sala de aula. E essa interação com as pessoas desperta o interesse delas em relação à Libras. Apesar dos avanços, a comunidade surda ainda enfrenta muitas barreiras, mas buscamos seguir, ter sucesso, mantendo o foco sempre no aprendizado. Estarei formado daqui a quatro anos e quero ser professor de crianças, dando a elas o incentivo que não tive na escola, pois as pessoas não sabiam Libras e só tive a oportunidade de aprender aos 15 anos de idade”, relatou.
Cursista surdo Maciel Silva
A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, parabenizou a iniciativa, ressaltando a importância da educação inclusiva, um dos princípios norteadores do Programa. “Não é possível propagarmos a ideia de um projeto formativo que visa uma educação cidadã, se não incluirmos todos. E neste caso particularmente, se não incluirmos as pessoas com surdez. Atividades como essa são um momento excelente, sobretudo, de reflexão de como nós educadores precisamos ter essa preocupação de incluir todos os alunos. Esses momentos representam a concretização dos nossos esforços em oferecer um processo formativo de professores da educação básica que tenha como eixo norteador a cidadania”.
Atividade promoveu conhecimento e inclusão
O curso de Educação Bilíngue de Surdos é ofertado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) por meio do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR EQUIDADE) nos municípios de Floriano, Pedro II, Picos e Teresina.
Atividade envolveu a comunidade do município