Recepção de pesquisadoras aconteceu no Salão Nobre da Reitoria
A Universidade Federal do Piauí recebeu, na segunda-feira (28), as pesquisadoras Sharon Deem e Kathleen Apakupakul, do Saint Louis Zoo. A recepção das estudiosas foi feita no Salão Nobre da Reitoria.
As pesquisadoras irão participar do workshop internacional “Advancing the Conservation of Wildlife through Molecular Diagnostics Training of Scientists in North and Northeast, Brazil”, voltado à formação de pesquisadores e profissionais no uso de ferramentas de biologia molecular para a conservação da fauna silvestre. As palestras acontecerão na UFPI a partir desta terça-feira (29).
Reitora da UFPI, Nadir Nogueira
A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, falou sobre a importância deste encontro para a formalização da parceria das pesquisadoras com a Instituição, bem como para o fortalecimento da internacionalização.
“Com esse encontro, a Administração Superior tenta fortalecer a internacionalização, que é uma quarta missão da universidade. Além do ensino, da pesquisa, da extensão, nós temos a internacionalização, que é extremamente importante para a consolidação dos programas de pós-graduação”, afirmou.
Professora Lilian Catenacci está na organização do workshop na UFPI
A docente Lilian Catenacci, coordenadora do Laboratório de Vigilância em Epizootias da UFPI, destacou a importância do workshop internacional para a capacitação dos profissionais piauienses.
“Esse encontro é um marco para a gente, da Universidade, porque a gente tem renomadas profissionais aqui que estão vindo, exclusivamente para o Piauí, para fazer esse workshop, que é para aumentar o treinamento e a capacitação das pessoas. Além de poder estreitar as parcerias que a gente já tem, junto com o laboratório que eu coordeno há dez anos”, frisou.
Professora Sharon Deem
A professora Sharon Deem ressaltou a multidisciplinaridade do workshop, e sua importância para o futuro.
“Eu sou veterinária. Dra. Catenacci é uma veterinária. Kathleen é uma bióloga molecular e de conservação. Nós temos muitas parcerias com biólogos, médicos, ambientalistas e pessoas da saúde humana. E o que me deixa mais animada para um workshop assim é fazer com que a próxima geração pense em como podemos trabalhar juntos com todas essas disciplinas”, concluiu.