Encontro Pedagógico do CCA
O auditório do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi palco, na manhã e tarde da última terça-feira (05), do Encontro Pedagógico 2025.2, um evento que reuniu coordenadores, professores e representantes da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC). O encontro, que marca o início do semestre letivo, teve como propósito central fortalecer a integração entre gestão e corpo docente, promovendo planejamento coletivo, troca de experiências e soluções conjuntas para os desafios da vida acadêmica.
Coordenadora organizadoras do evento
A iniciativa foi idealizada pelas coordenações dos cursos de Medicina Veterinária, coordenado pela professora Mônica Arrivabene; Engenharia Agronômica, sob coordenação da professora Mara Lucia Jacinto Oliveira; e Zootecnia, coordenado pela professora Michelle de Oliveira Maia Parente, com o objetivo de propor uma abertura de semestre inovadora e participativa.
Professora Mônica Arrivabene
A professora Mônica Arrivabene, coordenadora do curso de Medicina Veterinária, relembrou as dúvidas iniciais sobre a adesão ao encontro. “Disseram que seria difícil reunir tantos docentes nesse período de férias, mas acreditamos e hoje temos aqui um público expressivo. Esse é um momento de construção coletiva e integrativa”, destacou.
Professora Mara Lucia Jacinto Oliveira
A professora Mara Lucia Jacinto Oliveira, coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, destacou a importância da colaboração entre todos os setores da universidade, ressaltando que “todos nós somos partes das expressões da instituição, e é fundamental que essas parcerias estejam alinhadas para o sucesso dos nossos projetos”.
Professora Michele de Oliveira
Para a professora Michele de Oliveira, coordenadora do Coordenação de Zootecnia, o encontro simboliza uma nova forma de pensar a gestão. “Queremos construir juntos um semestre mais forte e integrado. O objetivo é aproximar, ouvir e fortalecer a comunicação entre todos”, afirmou.
Participaram do evento, representando a pró-reitora de Graduação, Gardênia Pinheiro, o diretor da Diretoria de Administração Acadêmica, Francisco Gleison da Costa Monteiro; o coordenador da Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais, Willian Mikio Kurita Matsumura; a coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento e Acompanhamento Curricular, Djanira do Espírito Santo Lopes Cunha; a chefe da Divisão de Estágio Não Obrigatório, Rita de Cássia Alves da Silva; e o coordenador de administração acadêmica complementar, Edivan Carvalho Vieira.
Professor Francisco Gleison da Costa Monteiro
O professor Francisco Gleison da Costa Monteiro destacou a importância da aproximação com os centros acadêmicos como uma estratégia fundamental. “Muitas vezes as demandas chegam por memorando ou e-mail, mas a PREG está à disposição para dialogar e apoiar em questões como estágios, currículos, matrícula e avaliação. Essa provocação das coordenações foi essencial para começarmos pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA)”, explicou.
Além disso, anunciou que esta será a primeira de uma série de ações itinerantes da Pró-Reitoria. “O movimento começa aqui e vai se estender até os campi da multicampi, com o intuito de tornar a gestão mais acessível e dinâmica”, acrescentou.
Durante o encontro, foram apresentadas novidades importantes, como a implantação do diploma digital, que promete mais segurança aos documentos acadêmicos, apesar de ainda demandar ajustes burocráticos para sua plena implementação. Outro destaque foi o novo modelo de ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SISU), que possibilita turmas de primeiro período mais completas, impactando positivamente na organização curricular.
A equipe da PREG também compartilhou informações sobre os programas sob sua coordenação, incluindo o Programa de Formação de Professores (Parfor), o Centro de Educação a Distância (CEAD), mobilidade estudantil nacional, monitoria e ações de apoio acadêmico. A relevância dos estágios obrigatórios, previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), foi igualmente reforçada como essencial para a formação dos estudantes.
Professor Edivan Carvalho Vieira
O coordenador de administração acadêmica complementar, Edivan Carvalho Vieira, enfatizou a necessidade de união e diálogo para o avanço da universidade. “Todos nós devemos nos abraçar para construir uma universidade cada vez melhor. Só avançaremos se discutirmos juntos, com opiniões diversas, mas com o mesmo objetivo: qualidade no ensino.”
O encontro foi marcado por um ambiente de cooperação e diálogo aberto, com espaço para perguntas e participação ativa dos docentes presentes. “Queremos ouvir as necessidades e construir soluções conjuntas. A Universidade só cresce com essa união”, destacou a professora Monica Arrivabene.
PRAEC apresenta ações de assistência, saúde, inclusão e permanência estudantil
Equipe da PRAEC também participou do Encontro Pedagógico
Na segunda parte do Encontro Pedagógico 2025.2, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) apresentou suas coordenadorias e os serviços voltados à permanência, bem-estar e inclusão dos estudantes da UFPI.
Professora Mara Jordana Magalhães Costa
Representando o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emidio Matos, a coordenadora da Coordenadoria de Saúde, Esportes e Bem-Estar (COSEB), professora Mara Jordana Magalhães Costa, explicou que a unidade desenvolve programas de promoção à saúde e incentivo à prática esportiva, lazer e bem-estar, com atenção especial a estudantes em vulnerabilidade social e pertencentes a grupos historicamente excluídos do ensino superior.
Rafaella Santiago Sousa Freitas
A servidora assistente social, Rafaella Santiago Sousa Freitas, coordenadora da Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM), destacou que a unidade tem como finalidade planejar, coordenar e avaliar ações que abrangem o Programa de Assistência Estudantil (PAE), previsto na Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES – Lei nº 14.914/24).
”Entre as competências da CACOM, estão supervisionar e melhorar continuamente as atividades que garantam suporte social e econômico para estudantes em situação de vulnerabilidade”, disse.
Professor Fábio Abreu dos Passos
O professor Fábio Abreu dos Passos apresentou a Coordenadoria de Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade (COIDEIA), criada para construir políticas e práticas institucionais contra discriminação e preconceitos de qualquer natureza.
A COIDEIA atua de forma transversal, articulando-se com as demais estruturas da UFPI para garantir uma universidade inclusiva e promotora de direitos humanos, com combate ao racismo, capacitismo, sexismo, LGBTfobia, entre outras formas de exclusão.
Outro destaque foi o Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), que garante o acompanhamento individualizado de estudantes público-alvo da educação especial, como pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista (TEA) e com altas habilidades.
Coordenadora dos RUs da UFPI, Sueli Teixeira
A coordenação do Restaurante Universitário (CRU), coordenada por Sueli Teixeira, apresentou o papel estratégico do RU para a permanência estudantil, oferecendo refeições balanceadas e de baixo custo. O RU também funciona como campo de estágio para o curso de Nutrição e desenvolve projetos na área de alimentação e saúde, com resultados publicados em eventos e periódicos científicos.