De 25 a 28 de novembro de 2025, o Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Bom Jesus, vai sediar o IV Congresso de Entomologia do Piauí (IV CEP). Com o tema “ODS: o papel da entomologia para os desafios do MATOPIBA”, o evento discutirá o papel da pesquisa sobre insetos no desenvolvimento sustentável da fronteira agrícola que reúne os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Professora Luciana Barboza Silva, coordenadora do evento
A coordenadora do Congresso, professora Luciana Barboza Silva, explica que a quarta edição reunirá instituições e especialistas para debater o manejo de insetos em diferentes culturas de importância econômica. “Estão previstas cerca de 20 palestras, quatro mesas-redondas, sete minicursos e três sessões práticas, abordando manejo de insetos, taxonomia e espécies de importância médico-veterinária”, afirma. Além da UFPI, participam da organização a UESPI, o IFPI e a Fiocruz, com o apoio de diversos parceiros institucionais.
Formações rochosas dos Cânions do Viana em Bom Jesus (PI). Foto: viagensecaminhos
O Congresso dá continuidade a uma trajetória que começou em 2017, em Parnaíba (UESPI), e seguiu por Teresina (2019) e Floriano (2024), ambas na UFPI. Agora, chega ao sul do Estado, em um município estratégico tanto pela força do agronegócio quanto pela biodiversidade entomológica. Conhecida como “Capital do Agronegócio” do Piauí, Bom Jesus está em uma área de transição entre Cerrado e Caatinga, o que favorece a diversidade de ecossistemas e espécies. Além de seu papel científico e produtivo, a cidade abriga paisagens como os Cânions do Viana e o Salão da Serra, que a tornam também destino de ecoturismo.
Pesquisadores instalam armadilhas de interceptação de voo sobre riacho para captura de insetos, em Bom Jesus/PI. Foto: arquivo pesquisadores
O CPCE é referência nacional em pesquisas sobre entomologia aplicada, com estudos que abrangem desde o manejo sustentável e a resistência de pragas até o controle biológico e o uso de insetos comestíveis. A professora Luciana Barboza Silva atua em entomologia agrícola, manejo integrado de pragas e desenvolvimento de insetos como fonte de proteína alternativa. O professor Rodolfo Molinario de Souza lidera pesquisas sobre formigas cortadeiras, mosca-branca e dinâmica de comunidades de insetos em sistemas florestais. Stélio Bezerra investiga a utilização de farinhas de Tenebrio molitor e outros insetos na alimentação de aves, como alternativa sustentável à proteína tradicional. Josenir Câmara dedica-se à sistemática e biodiversidade de Diptera e Hymenoptera, com registros inéditos e descrição de novas espécies. Já Francisco Pereira realiza estudos sobre pragas e inimigos naturais em algodão, cigarrinhas em pastagens e diversidade de ácaros em frutíferas. Além da produção científica, todos se destacam em ações de extensão e divulgação, como o projeto “Insetos na Escola” e a participação na Bom Jesus Agroshow, aproximando a ciência da comunidade e do setor produtivo.
Pesquisadores em avaliação e acompanhamento dos impactos do ataque de formigas cortadeiras em sistemas de produção florestal, eucalipto e mogno-africano em Bom Jesus/PI. Foto: arquivo pesquisadores
A rede de pesquisa que estará presente no IV CEP inclui docentes de outros campi da UFPI e de instituições parceiras. Entre eles, Élison Fabrício, em Floriano, com estudos sobre tripes e ácaros; Veruska Cavalcanti, no Centro de Ciências da Saúde em Teresina, com trabalhos em entomologia sanitária; Jaquelina Zanon, no CCA, pesquisando interação inseto-planta e polinização; Lucas Lima, da UESPI em Campo Maior, com foco em insetos aquáticos; e Márcio Alves, da UESPI em Parnaíba, com pesquisas aplicadas ao manejo integrado de pragas. A Fiocruz Piauí também estará presente com o Laboratório de Vigilância Entomológica, que desenvolve estudos sobre vetores de doenças negligenciadas e promove capacitação para profissionais de saúde.
Pesquisadores em coleta de tripés na cultura de fava em Bom Jesus/PI. Foto: arquivo pesquisadores
A expectativa é que o congresso reúna pesquisadores, estudantes, produtores e profissionais de diversas áreas para quatro dias de troca de experiências, atualização científica e fortalecimento da integração entre ciência, agricultura e sustentabilidade.
Acesse o site oficial do evento para mais informações.
Inscrições e submissão de trabalhos, disponíveis aqui.
Acompanhe o Instagram: @cep2025_bomjesus