NESP/UFPI realiza debate sobre desafios da interprofissionalidade das Políticas Públicas e da Saúde

Evento do NESP/UFPI aborda interprofissionalidade em saúde e políticas públicas

O Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou, na segunda-feira (25) e nesta quinta-feira (26), os  “Diálogos Interprofissionais: Os desafios da Interprofissionalidade na interface com as Políticas Públicas, Saúde Coletiva e Comunidades” e a I Oficina Interprogramas de Pós-Graduação da UFPI. Os eventos acontecem no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

Pró-reitor da PRAEC, Emídio Matos

Na segunda-feira (25), na sala do NESP, houve o diálogo temático "Possibilidades e desafios da formação, da pesquisa e do trabalho interprofissional na UFPI". O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos, esteve presente na ocasião, representando a reitora Nadir Nogueira, e contou sobre a importância da discussão.

"A discussão é super importante na perspectiva da gente formar de maneira cada vez mais interprofissional. Eu preciso conhecer qual é a competência do outro para saber como eu posso contribuir pensando na pessoa final que vai receber as nossas ações. Conhecer a competência do outro me permite trabalhar melhor para a população que vai receber nosso serviço", contou Emídio sobre o atendimento de saúde que os profissionais formados pela UFPI irão realizar.

Professora Lúcia Vilarinho

A organizadora do evento e gerente do NESP, professora Lúcia Vilarinho, destacou que a formação interprofissional é imprescindível para pessoas da área da saúde, dado o grande número de profissionais diversos que o egresso poderá encontrar no cotidiano da profissão.

"A grande diferença que a gente quer é formar profissionais de forma interprofissional, para que o resultado dessa prestação de serviço na sociedade seja sanar as necessidades das pessoas", ressaltou.

Professor Marcelo Viana

Para trazer conhecimento e experiência com a educação e o trabalho interprofissional em saúde, o NESP convidou o professor Marcelo Viana, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para contribuir no diálogo.

"Eu recebi o convite para estar na Universidade Federal do Piauí para abordar o tema da educação e do trabalho interprofissional. Esse é o tema da maior importância, tendo em vista que nós temos uma tradição e uma cultura de uma formação muito fragmentada. A gente se forma separadamente, mas no futuro a gente vai precisar trabalhar juntos", comentou.

"Então, trazer esse debate ou fortalecer esse debate é assumir o compromisso com a formação de profissionais que estejam mais alinhados com os desafios dos nossos tempos que requer. Que a gente trabalhe de forma integrada, de forma colaborativa e de forma interprofissional", concluiu o professor.

Na oportunidade, estiveram presentes: o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Waleska Albuquerque; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Gardênia Pinheiro; o pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação, Carlos Sait; a gerente do NESP, professora Lúcia Vilarinho; o diretor do CCHL, Vitor Sandes; o coordenador de Pesquisa e Inovação da PROPESQI, João Marcelo de Castro e Sousa; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Iracilda Braga; a docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Lucia Rosa; o vice-coordenador do NESP; Osmar de Oliveira Cardoso; a docente Lilian Catenacci, do departamento de Morfofisiologia Veterinária; a docente Daniela Reis, do departamento de Parasitologia e Microbiologia; a coordenadora do Curso de Odontologia, Patrícia Viana; o docente Bruno Leandro, do departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária e o docente da UFRN, Marcelo Viana.