Projeto da UFPI leva conhecimento a escolas públicas
O projeto História Acessível a Todos, coordenado pela professora Cláudia Fontineles, do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou uma aula pública na Escola José Sarney, em Timon (MA). A atividade contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação do município e reuniu cerca de 100 alunos da rede pública.
A ação integra as iniciativas do projeto, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFPI. Participaram também 23 estudantes da graduação em História e duas mestrandas do PPGHB.
De acordo com a professora Cláudia Fontineles, o objetivo central do projeto é democratizar o acesso ao conhecimento histórico.
“O projeto História Acessível a Todos é um empenho conjunto de toda a comunidade historiadora da UFPI, especialmente docentes e discentes, no sentido de aproximarmos os conhecimentos produzidos na Universidade à sociedade em geral, por meio de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão significativas. É nossa forma de retribuir à sociedade tanto que ela nos dá, afinal, somos uma instituição pública de ensino. Nós prezamos e defendemos essa condição”, afirmou.
A docente destaca que o projeto existe desde 2009, quando os primeiros encontros aconteciam em escolas públicas de Teresina. Nesta edição, no entanto, a proposta foi realizada em Timon, ampliando o alcance geográfico da iniciativa.
“Nosso desafio é ultrapassar fronteiras acadêmicas e geográficas, tornando a História acessível a diferentes públicos. Essa experiência, além de fortalecer a relação da universidade com a comunidade, contribui para a formação mais completa dos nossos estudantes, que vivenciam de perto a prática do ensino articulada à pesquisa e à extensão”, concluiu Cláudia Fontineles.
Confira mais fotos: