Na última sexta-feira, dia 22 de agosto, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, e a Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes, participaram da Roda de Diálogo “Curricularização da Extensão na Formação de Professores: a experiência do PARFOR no âmbito da UFPI”, durante o Encontro Pedagógico 2025.2 da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - Campus Caxias.
Professoras Maraisa Lopes, Glória Ferro e Franc-Lane Nascimento (UEMA)
O evento, que aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto, no Auditório Leôncio Magno, teve como objetivo promover o fortalecimento da identidade institucional e a cooperação entre docentes, discentes e técnicos, com foco na interdisciplinaridade, curricularização da extensão, articulação entre teoria e prática e inovação pedagógica.
O convite partiu da direção do Campus Caxias, por intermédio da professora Maria do Socorro Pereira de Sousa Andrade, que, como professora formadora, avalia positivamente as ações extensionistas do PARFOR/UFPI e, por isso, acredita que a socialização da experiência desenvolvida no âmbito Programa contribuirá para fomentar o diálogo necessário ao processo de construção coletiva da perspectiva de curricularização da extensão da UEMA.
Roda de Diálogo abordou a curricularização da extensão na formação de professores
A participação das coordenadoras do PARFOR/UFPI foi norteada pela problematização dos seguintes aspectos: papel da extensão universitária como eixo articulador da formação superior, enfatizando a necessidade de projetos integradores entre cursos; marco legal da curricularização da extensão e sua implementação como oportunidade para fomentar a interdisciplinaridade e o diálogo com a sociedade; estratégias concretas de planejamento de ações integradas que envolvem ensino, pesquisa e extensão com impacto social.
Coordenadoras posam com equipe da UEMA
Durante a sua apresentação, a Profa. Glória Ferro historiou o processo de curricularização da extensão na UFPI com ênfase nas experiências extensionistas desenvolvidas no âmbito do PARFOR, destacando seu alcance social como eixo condutor do projeto formativo interdisciplinar do Programa. “A extensão é um dos pilares da formação, pois permite que a Universidade cumpra a sua função social junto à comunidade, por meio do compartilhamento com os diversos setores da sociedade dos conhecimentos, saberes e práticas produzidos no campo das ciências, da cultura, da tecnologia e das artes, promovendo o desenvolvimento e a mudança social”.
Evento visou o fortalecimento da integração acadêmica
A Profa. Maraisa Lopes ressalta que: “Falar sobre extensão é sempre uma oportunidade de tentarmos romper com a imagem de que inserir ações extensionistas em nossos cursos impactam negativamente a formação dos alunos. Vemos, com a experiência do PARFOR, que a curricularização contribui para práticas mais significativas que ampliam os modos de atuação de nossos alunos”.
Profa. Maraisa Lopes compartilhou experiências do trabalho interdisciplinar
Ao final da roda de diálogo, as coordenadoras avaliaram ser notório que a ACE no PARFOR/UFPI tem contribuído para que os alunos mobilizem temáticas que lhes são caras, mas que, por vezes, não são amplamente discutidas em sua realidade local, bem como é perceptível que o engajamento dos cursistas no desenvolvimento de ações que ultrapassam os muros da Universidades é cada vez maior na medida em que eles se percebem como agentes promotores de discussões tão necessárias junto à sua comunidade.