Os cursistas de Pedagogia Intercultural Indígena, dos Polos do PARFOR/UFPI de Baixa Grande do Ribeiro, Currais e Uruçuí, participaram da IV Assembleia dos Povos Indígenas do Piauí, que teve como tema: “Fortalecimento dos Povos Indígenas do Piauí: Organização, Território e Resistência”. O evento, considerado o maior encontro estadual de mobilização social, ocorreu entre os dias 28 a 30 de agosto, na Retomada indígena – Aldeias João Seco e Toco Preto, em Uruçuí.
Turma de Uruçuí durante evento
Durante a Assembleia, foram tratados temas como o fortalecimento das lutas indígenas por mais políticas públicas: luta pela terra, defesa ao meio ambiente e aos recursos naturais, respeito à cultura e raízes ancestrais, participação nas decisões das políticas públicas e formação de coletivos indígenas. O evento teve por objetivo promover o diálogo, a articulação e a tomada das decisões coletivas, preparar os caminhos e garantir a defesa dos direitos territoriais, culturais, sociais e ambientais dos povos originários.
Evento reuniu lideranças indígenas de todo o Piauí
Segundo a Profa. Edilene Gomes, que ministrou a disciplina de Psicologia da Educação na turma de Uruçuí e acompanhou os alunos durante a Assembleia, a participação dos cursistas foi extremamente significativa, tanto do ponto de vista formativo quanto político e social. “Um momento que oportunizou aos estudantes a possibilidade de articular os conhecimentos acadêmicos com as demandas reais de suas comunidades, fortalecendo a própria concepção da Pedagogia Intercultural: uma educação construída a partir do diálogo entre os saberes indígenas e os saberes acadêmicos”.
Evento oportunizou encontro de cursistas com lideranças indígenas
Para a cursista Lorrane Santos, de Baixa Grande do Ribeiro, indígena Akroá Gamella, ter participado da Assembleia dentro do território foi uma experiência transformadora. “Entendemos o quanto é importante valorizar a nossa cultura, a nossa língua e o nosso jeito de aprender, que o território é um espaço de ensino, mas também um lugar de fortalecimento da identidade e de preservação da memória do nosso povo. Para nós, universitários do PARFOR, essa vivência traz um aprendizado imenso: entendemos que ser indígena dentro da Universidade não é apenas ocupar um espaço, mas levar conosco a voz das comunidades e que nossas conquistas não são individuais, mas coletivas”, avaliou.
Turma de Baixa Grande do Ribeiro durante evento
Camila Oliveira, também indígena Akroá-Gamella, cursista do Polo de Currais, reitera que a Assembleia representou um momento de extrema importância, tanto para a vida acadêmica quanto pessoal. “Sou indígena e até então não tinha tido a oportunidade de participar de um encontro como esse, que debateu pautas muito importantes, principalmente, a respeito da educação e da saúde indígena, temáticas que já havíamos discutido em sala de aula. Pudemos ver na prática o quanto eventos como esse são necessários. Fomos muito bem recepcionados e para mim foi uma honra participar desse momento”.
Turma de Currais durante evento
A Coordenadora do Polo de Baixa Grande do Ribeiro, Profa. Luana Araújo, ressalta que a participação na Assembleia oportunizou a reflexão sobre a importância da cultura indígena e das lutas por seus direitos. “Levar os alunos de Pedagogia Intercultural Indígena para participar desta assembleia foi de fundamental importância para que eles, enquanto alunos e indígenas, conheçam e se inteirem sobre as demandas sociais que lhes são atribuídas no Piauí. São ações como essa que fortalecerão o vínculo instituição e comunidade para alavancar o conhecimento destes alunos”.
Professoras Luana Araújo e Rossiana Ribeiro (Coordenadora do Polo de Uruçuí)
O Coordenador do curso de Pedagogia Intercultural Indígena, Prof. Raimundo Nonato do Nascimento, considera que a participação dos discentes demonstra o compromisso do curso com a formação integral dos alunos. “Nosso objetivo no curso é formar, além de professores, lideranças indígenas que possam atuar na defesa dos seus direitos. Nesse sentido, terem participado desse momento da organização política dos povos indígenas, foi de grande relevância para a formação, haja vista que os colocou em contato com outras lideranças, sobretudo, com o movimento indígena organizado, onde eles puderam ouvir e participar da construção de uma pauta de reivindicações dos povos indígenas. Tal participação demonstra que o curso está no caminho do cumprimento de seus objetivos, de formar professores para o exercício da sala aula, mas também para a luta política”.
A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, enfatizou que o compromisso da Universidade Federal do Piauí é com a construção de uma sociedade realmente justa, inclusiva e equânime. “Por isso, nós apoiamos a participação dos nossos cursistas em eventos como esse, que celebram a diversidade e a riqueza da cultura indígena e fortalecem o movimento de resistência e luta dos povos originários pela garantia dos seus direitos”.
Assembleia promoveu debate de pautas importantes
A participação dos cursistas no evento também contou com o apoio das secretarias municipais de educação de Baixa Grande do Ribeiro, Currais e Uruçuí, que disponibilizaram ônibus para transporte dos estudantes, professores e coordenadores.
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