Participação de cursistas do PARFOR Equidade na Assembleia dos Povos Indígenas do Piauí reafirma compromisso da UFPI com os povos originários

Os cursistas de Pedagogia Intercultural Indígena, dos Polos do PARFOR/UFPI de Baixa Grande do Ribeiro, Currais e Uruçuí, participaram da IV Assembleia dos Povos Indígenas do Piauí, que teve como tema: “Fortalecimento dos Povos Indígenas do Piauí: Organização, Território e Resistência”. O evento, considerado o maior encontro estadual de mobilização social, ocorreu entre os dias 28 a 30 de agosto, na Retomada indígena – Aldeias João Seco e Toco Preto, em Uruçuí.

Turma de Uruçuí durante evento

Durante a Assembleia, foram tratados temas como o fortalecimento das lutas indígenas por mais políticas públicas:  luta pela terra, defesa ao meio ambiente e aos recursos naturais, respeito à cultura e raízes ancestrais, participação nas decisões das políticas públicas e formação de coletivos indígenas. O evento teve por objetivo promover o diálogo, a articulação e a tomada das decisões coletivas, preparar os caminhos e garantir a defesa dos direitos territoriais, culturais, sociais e ambientais dos povos originários.

Evento reuniu lideranças indígenas de todo o Piauí

Segundo a Profa. Edilene Gomes, que ministrou a disciplina de Psicologia da Educação na turma de Uruçuí e acompanhou os alunos durante a Assembleia, a participação dos cursistas foi extremamente significativa, tanto do ponto de vista formativo quanto político e social. “Um momento que oportunizou aos estudantes a possibilidade de articular os conhecimentos acadêmicos com as demandas reais de suas comunidades, fortalecendo a própria concepção da Pedagogia Intercultural: uma educação construída a partir do diálogo entre os saberes indígenas e os saberes acadêmicos”.

Evento oportunizou encontro de cursistas com lideranças indígenas

Para a cursista Lorrane Santos, de Baixa Grande do Ribeiro, indígena Akroá Gamella, ter participado da Assembleia dentro do território foi uma experiência transformadora. “Entendemos o quanto é importante valorizar a nossa cultura, a nossa língua e o nosso jeito de aprender, que o território é um espaço de ensino, mas também um lugar de fortalecimento da identidade e de preservação da memória do nosso povo. Para nós, universitários do PARFOR, essa vivência traz um aprendizado imenso: entendemos que ser indígena dentro da Universidade não é apenas ocupar um espaço, mas levar conosco a voz das comunidades e que nossas conquistas não são individuais, mas coletivas”, avaliou.

Turma de Baixa Grande do Ribeiro durante evento

Camila Oliveira, também indígena Akroá-Gamella, cursista do Polo de Currais, reitera que a Assembleia representou um momento de extrema importância, tanto para a vida acadêmica quanto pessoal. “Sou indígena e até então não tinha tido a oportunidade de participar de um encontro como esse, que debateu pautas muito importantes, principalmente, a respeito da educação e da saúde indígena, temáticas que já havíamos discutido em sala de aula. Pudemos ver na prática o quanto eventos como esse são necessários. Fomos muito bem recepcionados e para mim foi uma honra participar desse momento”.

Turma de Currais durante evento

A Coordenadora do Polo de Baixa Grande do Ribeiro, Profa. Luana Araújo, ressalta que a participação na Assembleia oportunizou a reflexão sobre a importância da cultura indígena e das lutas por seus direitos. “Levar os alunos de Pedagogia Intercultural Indígena para participar desta assembleia foi de fundamental importância para que eles, enquanto alunos e indígenas, conheçam e se inteirem sobre as demandas sociais que lhes são atribuídas no Piauí. São ações como essa que fortalecerão o vínculo instituição e comunidade para alavancar o conhecimento destes alunos”.

Professoras Luana Araújo e Rossiana Ribeiro (Coordenadora do Polo de Uruçuí)

O Coordenador do curso de Pedagogia Intercultural Indígena, Prof. Raimundo Nonato do Nascimento, considera que a participação dos discentes demonstra o compromisso do curso com a formação integral dos alunos. “Nosso objetivo no curso é formar, além de professores, lideranças indígenas que possam atuar na defesa dos seus direitos.  Nesse sentido, terem participado desse momento da organização política dos povos indígenas, foi de grande relevância para a formação, haja vista que os colocou em contato com outras lideranças, sobretudo, com o movimento indígena organizado, onde eles puderam ouvir e participar da construção de uma pauta de reivindicações dos povos indígenas. Tal participação demonstra que o curso está no caminho do cumprimento de seus objetivos, de formar professores para o exercício da sala aula, mas também para a luta política”.

A Profa. Glória Ferro, Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, enfatizou que o compromisso da Universidade Federal do Piauí é com a construção de uma sociedade realmente justa, inclusiva e equânime. “Por isso, nós apoiamos a participação dos nossos cursistas em eventos como esse, que celebram a diversidade e a riqueza da cultura indígena e fortalecem o movimento de resistência e luta dos povos originários pela garantia dos seus direitos”.

Assembleia promoveu debate de pautas importantes 

A participação dos cursistas no evento também contou com o apoio das secretarias municipais de educação de Baixa Grande do Ribeiro, Currais e Uruçuí, que disponibilizaram ônibus para transporte dos estudantes, professores e coordenadores.

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