A Universidade Federal do Piauí (UFPI) participa do 8º Encontro Internacional Semana da Diversidade, iniciativa que busca fortalecer a conexão entre universidade, escola e sociedade, promovendo a escuta ativa, o pensamento crítico e a valorização das múltiplas formas de ser e aprender. O evento de extensão é promovido pelo Observatório das Infâncias e Juventudes na Educação (OBIJUVE) e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Cidadania (NEPEGECI), em parceria com a 19ª Semana do Orgulho de Ser, realizada pelo grupo Matizes.
O Encontro acontece de 10 a 12 de setembro e reúne em sua programação palestras, mesas temáticas, lançamento de documentários, conferências e oficinas que discutem temas como cuidado, inteligência artificial, juventudes e diversidade na educação.
A coordenadora do evento e professora do Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI), Shara Jane Holanda Costa Adad, destaca que a proposta é estimular a reflexão e a criação coletiva entre jovens, educadores e pesquisadores.
“Vivemos um tempo em que os atravessamentos da tecnologia e da inteligência artificial estão cada vez mais presentes na vida cotidiana das juventudes e nos espaços educativos. Nesse contexto, torna-se fundamental problematizar como esses dispositivos impactam os modos de cuidar, de ser, de aprender, de se relacionar e de existir na escola e na sociedade, sobretudo para corpos jovens dissidentes, diversos e historicamente marginalizados. É um chamado coletivo para pensar e agir com afeto, coragem e compromisso político e pedagógico diante das diversidades que constituem nossa educação”, afirma.
Ao reunir diferentes pessoas, saberes e experiências, a coordenação do 8º Encontro Internacional Semana da Diversidade reforça que o evento busca contribuir para o fortalecimento de políticas públicas afirmativas, voltadas à garantia de direitos, à equidade e à promoção do cuidado das juventudes.
Faça sua inscrição aqui.
Confira a programação completa.
Acesse também o instagram @nepegeci_e_obijuve.