Professor da UFPI publica artigo em parceria internacional sobre propulsão a hidrogênio

Na foto, o professor Antonio Bruno, durante o seu estágio de pós-doutorado no ITA, ao lado do professor Thomas Grönstedt, em sua visita ao Brasil, e também junto aos Professores Cleverson e Franco, do ITA

O professor Antonio Bruno de Vasconcelos Leitão, do Curso de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), teve artigo publicado no periódico International Journal of Hydrogen Energy (IJHE), um dos mais relevantes do mundo na área de energia e sustentabilidade. Acesse o artigo aqui.

O trabalho, intitulado "A review of hydrogen aircraft propulsion systems: recent advances and environmental perspectives", foi desenvolvido no âmbito do estágio de pós-doutorado do professor no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em colaboração com pesquisadores da Chalmers University of Technology (Suécia), incluindo o professor Tomas Grönstedt, diretor do TechForH2 – Centro de Referência de Hidrogênio na Suécia, além de professores da Texas A&M University (Estados Unidos) e docentes do próprio ITA.

A publicação destaca avanços recentes e perspectivas ambientais no uso do hidrogênio como combustível para sistemas de propulsão aeronáutica, tema de grande relevância frente às metas globais de redução de emissões de gases de efeito estufa no setor aéreo.

Além da contribuição científica, o projeto evidencia a importância da cooperação entre instituições nacionais e internacionais. Nesse contexto, a parceria entre a UFPI e o ITA também resultou em iniciativas de formação acadêmica: atualmente, dois alunos da Engenharia Mecânica da UFPI participam de projetos de iniciação científica vinculados ao ITA, fortalecendo a integração entre graduação, pesquisa e inovação tecnológica.

Segundo o professor Antonio Bruno, “este resultado é fruto de um esforço coletivo que mostra como a colaboração entre universidades brasileiras e estrangeiras pode abrir novas perspectivas de pesquisa e, ao mesmo tempo, formar recursos humanos altamente qualificados para os desafios da transição energética”.