Lançamento da 74ª Expoapi com participação da UFPI
Na segunda-feira (22), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) marcou presença no lançamento oficial da 74ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi). O evento, que será realizado de 7 a 14 de dezembro, é considerado a maior feira agropecuária das regiões Norte e Nordeste.
O vice-reitor da UFPI, professor Edmilson Moura, destacou a importância da participação da instituição, tanto na troca de experiências quanto na apresentação de pesquisas desenvolvidas.
“A parte fundamental para as instituições é promover a interação com a área tecnológica, com o desenvolvimento e, principalmente, com o melhoramento genético, entre outras atividades. Sempre com o objetivo de qualificar o produto e tornar o setor agropecuário cada vez mais competitivo no mercado nacional e internacional. Esse é o propósito da participação da Universidade Federal do Piauí na Expoapi”, afirmou.
Ele ressaltou ainda que a UFPI tem forte atuação nas áreas de pesquisa em melhoramento genético e produção de rações. “A Expoapi é um momento de encontro com pecuaristas e agricultores que precisam conhecer essa interação da academia com o setor produtivo. Nossa contribuição é melhorar continuamente a qualidade dos produtos entregues pelos nossos agricultores e pecuaristas”, acrescentou.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, também ressaltou o papel estratégico da feira para a economia e a cultura do Estado. “A cada ano, a Expoapi cresce em participação de público, de fornecedores e em volume de negócios celebrados durante a feira. É um evento que integra e incentiva o empreendedorismo, fortalecendo a tradição cultural do Piauí na pecuária, na agricultura e na agroindústria, beneficiando pequenos, médios e grandes produtores”, pontuou.