UFPI promoverá XXVI Curso para Credenciamento de Médicos Veterinários no PNCEBT; inscrições estão abertas

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizará, de 20 a 24 de outubro, o XXVI Curso para Credenciamento de Médicos Veterinários no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). O evento acontece no Auditório do Laboratório de Sanidade Animal (LASAN) e é voltado exclusivamente para médicos veterinários com registro ativo no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para o diagnóstico da brucelose e da tuberculose bovina, doenças consideradas zoonoses de grande impacto na saúde pública, na produção pecuária e na economia. A programação abordará temas como o programa de controle do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), epidemiologia, métodos diagnósticos e ações de defesa sanitária no Piauí.

As aulas práticas incluem a execução de testes em bovinos do Biotério de Manutenção de Bovinos de Leite, no Departamento de Zootecnia. Para o diagnóstico de brucelose, serão realizadas provas sorológicas por meio do teste de Soroaglutinação com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT). Já para tuberculose, os participantes aplicarão os testes de inoculação Cervical Simples (TCS) e da Prega Caudal (TPC). Os resultados obtidos serão discutidos em sala de aula.

De acordo com a legislação vigente (Instrução Normativa SDA nº 59/2002), apenas médicos veterinários habilitados pelo MAPA podem adquirir antígenos ou enviar amostras para diagnóstico de brucelose e tuberculose. Nesse sentido, o curso promovido pelo Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária do Centro de Ciências Agrárias (DCCV/CCA/UFPI) garante a formação necessária para que os profissionais sejam credenciados e possam atuar nos programas oficiais de controle e erradicação dessas enfermidades.

As pré-inscrições devem ser feitas entre 22 de setembro e 3 de outubro de 2025, exclusivamente por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), endereçado à coordenadora do curso, professora Ana Lys Bezerra Barradas Mineiro. Os candidatos devem informar nome completo, instituição e ano de formação, CRMV, CPF, RG, endereço residencial, local de trabalho e atividade exercida.

Acesse o formulário de pré-inscrição.