Dispositivo de honra de solenidade de posse
Aconteceu na sexta-feira (26), no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (CCE/UFPI), a posse dos professores de História, Cláudia Cristina Fontineles e Johny Santana de Araújo, como novos sócios efetivos do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí (IHGPI). A solenidade foi presidida pelo presidente do Instituto, professor Fonseca Neto, e realizada no Auditório Maria Salomé Cabral, às 15h.
Professor Fonseca Neto
Durante a cerimônia, o presidente do IHGPI e docente da UFPI, Fonseca Neto, destacou a relevância da instituição para o estado e enalteceu a chegada dos novos sócios. “O Instituto Histórico é um centro de pesquisas e divulgação sobre o Piauí e sobre o Brasil, especialmente nas áreas de História e Geografia. Temos feito um esforço grande de renovação, com a incorporação de pesquisadores desses dois campos. Estamos reforçando nossas maiores referências e, ao mesmo tempo, ampliando a diversidade. O quadro é formado por 40 membros efetivos, além de sócios honorários e correspondentes no Piauí e em outros estados. Hoje, o Instituto se engrandece, recebendo de maneira efetiva dois grandes colegas, que só têm a agregar valor e conhecimento ao IHGPI”, explicou.
Professora Cláudia Fontineles
A professora Cláudia Cristina Fontineles, do Departamento de História da UFPI, ressaltou a honra de integrar a instituição. “É uma grande honra fazer parte do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí. Agradeço a todos os integrantes, especialmente ao professor Fonseca Neto. O Instituto procura dar visibilidade a dois saberes fundamentais, a História e a Geografia, mas também acolhe contribuições de diferentes áreas das humanidades. Esse trabalho fortalece a sensibilização, o pensamento crítico e a compreensão da realidade social. É muito importante poder contribuir ao lado de membros que já vêm realizando esse trabalho de forma tão significativa”, enfatizou.
Professor Johny Santana
O professor Johny Santana de Araújo, também do Departamento de História da UFPI, pontuou sobre o caráter de reconhecimento presente em sua nomeação. “Este é um momento importante porque representa a consagração de um trabalho já dedicado há bastante tempo à história e à historiografia piauiense. Sou membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, além de instituições no Ceará, Pernambuco e Argentina. No entanto, tornar-me sócio efetivo do IHGPI tem um significado especial. O Piauí é a terra que amo, onde vivo e da qual sou cidadão. Estou muito feliz e honrado pela possibilidade de contribuir ainda mais com a história e a historiografia do Estado”, disse.
Na oportunidade, o dispositivo de honra foi composto pelos novos sócios do IHGPI, os professores Cláudia Cristina Fontineles e Johny Santana de Araújo, e o professor da UFPI e presidente do IHGPI, professor Fonseca Neto.
Instituto Histórico e Geográfico do Piauí
O instituto foi fundado em 1918 e sua primeira denominação foi Instituto Histórico, Antropológico e Geográfico do Piauhy. Posteriormente, foi renomeado como Instituto Histórico e Geográfico do Piauí, sua denominação atual. Em 4 de junho de 1921, por meio da Lei estadual nº 1000, passou a ser reconhecido como entidade de utilidade pública pelo poder estadual. São 107 anos de história visando fomentar pesquisas e estudos sobre o Piauí, agregando pesquisadores que possam contribuir para o conhecimento e divulgação junto à sociedade sobre a realidade histórico-geográfica do Estado.
Confira mais fotos: