Fachada do Centro de Apoio Acadêmico do CCS
Na manhã desta terça-feira (30), a reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora Nadir Nogueira, visitou o espaço em construção do Centro de Apoio Acadêmico do Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado próximo ao Hospital Universitário (HU), ao lado da antiga Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) e atual Ouvidoria da UFPI e Sala Lilás Janaína da Silva Bezerra. Também estiveram presentes o vice-reitor, professor Edmilson Moura, além de docentes e discentes do curso de Medicina.
Reitora Nadir Nogueira
Segundo a reitora, a construção do prédio é fruto de um esforço coletivo, com o objetivo de atender às necessidades do curso de Medicina e do CCS. “Essa demanda de trazer a Medicina e a Saúde para o campus Ininga é anterior ao próprio Hospital Universitário, e com a instalação do HU tornou-se ainda mais urgente. Hoje realizamos um sonho, resultado desta e de outras gestões, que envolveram muitas pessoas na sua execução. É uma estrutura pensada para oferecer melhor acolhimento a todos os estudantes e professores do Centro de Ciências da Saúde”, destacou.
Diretor do CCS, Arquimedes Cavalcante
Para o diretor do CCS, professor Arquimedes Cavalcante, o novo espaço representa um avanço importante nas condições de ensino do curso. “Esse prédio foi projetado para suprir a demanda do curso de Medicina, sobretudo no que se refere às salas de aula, já que as atividades estavam dispersas pelo campus. O HU é o principal cenário de prática do curso, mas ainda havia carência de um espaço adequado para a parte teórica”, explicou.
Ao lado esquerdo da foto, o estudante Antônio Gabriel Fontes
O presidente do Centro Acadêmico Zenon Rocha (CAZERO), Antônio Gabriel Fontes, ressaltou a importância da obra para os estudantes. “Era uma expectativa antiga do curso de Medicina. Agora teremos um espaço centralizado e conectado ao campus universitário. O CAZERO está muito satisfeito por ver esse desejo e necessidade do curso finalmente atendidos”, afirmou.
A previsão de conclusão da obra é dezembro de 2025. O prédio contará com 10 salas de aula, dois laboratórios de informática, além de elevadores, escadas de acesso ao piso superior, banheiros e saídas de emergência.
Confira mais fotos: