Recepção para estudantes dos cursos do Programa "Acredita no Primeiro Passo" (Foto: Ascom FADEX)
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) deu início, nesta segunda-feira (29), às atividades dos cursos de Montagem de Placas Solares e de Mecânica de Motocicletas, vinculados ao Projeto de Extensão “Acredita no Primeiro Passo – qualifique-se e empreenda”. A ação é realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Câmara Municipal de Teresina e a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX). Os cursos integram o Programa Acredita no Primeiro Passo, iniciativa do MDS que busca garantir capacitação profissional e geração de renda para milhares de brasileiros e brasileiras. Os estudantes foram recepcionados no Auditório do Centro de Tecnologia e, depois, encaminhados às salas de aulas.
Pró-reitor da PROPLAN, Marcos Lira (Foto: Ascom FADEX)
Presente no evento de boas-vindas aos estudantes, o pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFPI, Marcos Lira, destacou que a proposta dos cursos surgiu a partir de uma experiência piloto em energia solar, idealizada pelo vereador Enzo Samuel, que a apresentou em Brasília, resultando na ampliação para os dois cursos ofertados pela UFPI. Ele reconheceu a ação do vereador e agradeceu o ministro do MDS, Wellington Dias, por acreditar e apoiar a proposta. “Acredito que é pela educação que a gente pode ter esse elevador social para melhorar as condições de vida das pessoas. Vocês estão fazendo dois cursos com uma taxa de empregabilidade fantástica e não é um curso qualquer, é um curso oferecido pela UFPI, com profissionais extremamente qualificados”, afirmou.
Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Enzo Samuel (Foto: Ascom FADEX)
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, também reforçou a relevância da formação oferecida e da educação. “A educação não é prioridade de uma cidade, ela é a prioridade da prioridade. Aqui vocês estão tendo uma oportunidade única de se qualificar em uma área onde há grande demanda e necessidade no nosso município. E o certificado emitido pela UFPI tem um peso que abre portas no mercado de trabalho”, afirmou.
Diretora executiva da FADEX, Cassandra Brito (Foto: Ascom FADEX)
A diretora executiva da FADEX, Cassandra Brito, explicou o papel da fundação na viabilização do projeto. “A Fadex recebe esse projeto com grande alegria e compromisso. A fundação é uma parceira na construção de um futuro inclusivo, onde cada passo inicial abre caminho para novas conquistas sociais”, disse.
Ao final, foram apresentados aos estudantes os monitores e equipe de apoio que acompanharão o andamento das aulas. Os cursos terão duração de dois a três meses. Após a conclusão dessas turmas, serão abertas novas inscrições para interessados com cadastro ativo no CadÚnico do Governo Federal.
Dispositivo de honra (Foto: Ascom FADEX)
Também compuseram o dispositivo de honra, o coordenador geral, professor Carlos Antônio Santos, e o coordenador da Meta 1, professor Alexandre Rabelo. Ao final, foram apresentados aos estudantes os monitores e equipe de apoio que acompanharão o andamento das aulas. Os cursos terão duração de dois a três meses. Após a conclusão dessas turmas, serão abertas novas inscrições para interessados com cadastro ativo no CadÚnico do Governo Federal.
Confira mais fotos (Ascom FADEX):