LEDOC/CSHNB realiza aula de campo no Museu da Natureza como estratégia de ensino e aprendizagem

LEDOC de Picos realizou visita ao Museu da Natureza, em Coronel José Dias (PI)

No dia 1º de outubro, o curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ciências da Natureza (LEDOC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, promoveu uma aula de campo no Museu da Natureza, localizado na cidade de Coronel José Dias, no Piauí. A iniciativa integrou diferentes componentes curriculares, fortalecendo a proposta interdisciplinar e colaborativa do curso.

A ação reuniu cinco professores, Edneide Silva, Paulo Campos, Alexandre Leite, Melisse Pêssoa e Patrícia Sara, além da técnica de assuntos educacionais Daniela Rosa. Juntos, eles desenvolveram atividades que conectaram os componentes curriculares como Metodologia do Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Geografia Física e Matemática, Genética e Avaliação da Aprendizagem.

Segundo a professora Edneide Silva, coordenadora da atividade, a escolha pelo espaço não formal de aprendizagem foi fundamental para enriquecer a formação dos licenciandos. “O Museu da Natureza é um ambiente que nos permite olhar para além da sala de aula. Os estudantes puderam vivenciar conteúdos de forma prática, integrando saberes de diferentes componentes curriculares e ampliando a compreensão sobre como o ensino pode se tornar mais significativo”, destacou.

A docente reforçou ainda que a interdisciplinaridade esteve no centro da proposta. “Cada professor trabalhou a partir de sua área, mas de maneira conectada. Isso mostrou aos discentes que é possível planejar e executar atividades distintas em um mesmo espaço, sem perder a coerência pedagógica. O resultado foi uma experiência dinâmica, interativa e transformadora”, explicou.

O trabalho desenvolvido ao longo da aula de campo também foi orientado para a produção acadêmica dos alunos no Tempo Comunidade do período 2025.2. “Nosso objetivo era não apenas vivenciar a prática, mas também estimular que os estudantes observassem criticamente o espaço e produzissem registros que servirão de base para trabalhos futuros. É nessa articulação entre teoria e prática que a LEDOC se fortalece”, ressaltou Edneide Silva.

Para os organizadores, a atividade reforça a importância do planejamento pedagógico e do engajamento coletivo. A proposta demonstrou que a aula de campo, quando bem estruturada, é uma estratégia eficaz para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo, interdisciplinar e conectado à realidade.