Abertura do Encontro Estadual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Na manhã desta quinta-feira (2), foi realizada a abertura do Encontro Estadual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no Diferencial Eventos, em Teresina. O evento, que acontece nos dias 2 e 3 de outubro, tem como objetivo fortalecer a política de alimentação escolar no Piauí, promovendo a integração entre os atores envolvidos no programa, a qualificação técnica e a troca de experiências práticas. O público-alvo inclui nutricionistas, agricultores familiares, conselheiros de alimentação escolar, gestores e professores.
A sistematização das contribuições será conduzida pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Piauí (CECANE/UFPI), responsável por consolidar relatórios propositivos que serão encaminhados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), financiador do evento. Os documentos subsidiarão a elaboração de novas normativas, cursos de formação e estratégias para a execução do PNAE, garantindo avanços alinhados às demandas reais dos profissionais que atuam diretamente no programa e fortalecendo a qualidade da alimentação escolar.
Reitora Nadir Nogueira
Durante a abertura, a reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destacou o papel da alimentação no desenvolvimento dos estudantes e lembrou iniciativas próprias da Universidade. “Serão dois dias de evento com uma grande troca de saberes, que nos tornam mais motivados e conscientes da importância da nutrição no desenvolvimento cognitivo e social das nossas crianças. A UFPI vai comprar alimentos diretos da agricultura familiar para os Restaurantes Universitários. Produzimos cerca de seis mil refeições por dia, e agora vamos fortalecer ainda mais essa rede, que além de garantir uma alimentação saudável, gera renda, envolve comunidades e capacita gestores e conselheiros”, ressaltou.
Professora Marize Melo
A coordenadora de Gestão do CECANE/UFPI, Marize Melo dos Santos, enfatizou o trabalho desenvolvido em parceria com o FNDE e a importância da qualificação contínua. “O PNAE é um programa que leva nossas experiências para o mundo. Queremos cada vez mais qualificar a alimentação escolar no Piauí, produzindo cardápios de qualidade e fortalecendo a atuação de todos os profissionais envolvidos. Também iremos compartilhar a trajetória do CECANE no estado, que já soma dez anos de atuação em parceria com o FNDE, levando assessoria e informações atualizadas para a boa condução do programa”, afirmou.
Pollyana Dias
Representando o FNDE, Pollyana Dias ressaltou a força e o reconhecimento internacional do programa. “O PNAE não é apenas o fornecimento de refeições, mas uma política que integra saúde, educação, desenvolvimento social, compras locais e sustentabilidade. Essas características tornam o programa uma referência internacional. O PNAE faz parte da Aliança Global, que reúne políticas públicas de diversos países voltadas ao direito humano à alimentação. Esse encontro é fundamental para identificar desafios e propor melhorias”, frisou.
Eliana de Castro Capello
A auditora de Controle Externo e diretora de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), Eliana de Castro Capello, lembrou o papel do órgão no monitoramento da gestão da alimentação escolar. “A fiscalização da alimentação escolar é uma ação permanente do Tribunal de Contas. Nossas equipes acompanham de perto as escolas, verificando não apenas notas fiscais, mas também a efetiva entrega e qualidade dos alimentos. É um trabalho que valoriza o papel dos nutricionistas e cobra das autoridades o suporte necessário para garantir cardápios de qualidade”, pontuou.
Para a gestora de Alimentação Pública, Aline Pequena, participante do encontro, o PNAE é essencial para garantir qualidade nutricional e impacto positivo no aprendizado dos estudantes. “O programa direciona nossa atuação para assegurar que os alunos recebam os nutrientes necessários para apoiar o processo de ensino. Estar aqui amplia nossa visão sobre a importância da alimentação escolar e fortalece nosso trabalho nas escolas”, afirmou.
A programação conta com palestras, oficinas temáticas e relatos de experiência. Entre os temas em debate estão o panorama nacional e estadual de execução do PNAE, a valorização de povos e comunidades tradicionais, o controle social do programa, além da integração da agricultura familiar ao processo de comercialização de alimentos para as escolas. O objetivo é adaptar as políticas públicas às realidades locais, promovendo uma alimentação escolar inclusiva e sustentável.
Dispositivo de honra
O dispositivo de honra contou ainda com a presença de Cecília Maria Rezende Carvalho, representando o Departamento de Nutrição da UFPI, e de Maria do Perpétuo Socorro Batista, representando o Conselho Regional de Nutricionistas da 11ª Região (CRN-11).