UFPI é a primeira universidade do Piauí a integrar a Rede UniSustentável

rede

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) oficializou, na manhã dessa sexta-feira (3), sua adesão à Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável). Com isso, a UFPI torna-se a primeira Instituição de Ensino Superior do Piauí e a décima do Nordeste a integrar a Rede, que agora reúne 35 universidades de todas as regiões do país, consolidando-se como um espaço de cooperação, troca de experiências e fortalecimento de práticas voltadas à sustentabilidade no ensino superior.

Criada em 2023, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Rede tem como missão estimular a adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança e fortalecer o compromisso das instituições com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 17, que trata das parcerias para o desenvolvimento.

Na UFPI, o processo de adesão seguiu um rito interno, com abertura de processo administrativo que tramitou pela Procuradoria Federal junto à instituição, garantindo segurança jurídica ao ingresso da Universidade na Rede.

rede

Reitora Nadir Nogueira destacou que a pauta da sustentabilidade é prioridade na sua gestão

A reitora Nadir Nogueira destacou que a adesão simboliza um reposicionamento estratégico da universidade no cenário nacional. Ela lembrou os desafios enfrentados em gestões passadas, marcadas por cortes de investimentos e pelo enfraquecimento da ciência. Para ela, a entrada na Rede reafirma o papel das universidades públicas como protagonistas na agenda climática e social. “Estamos retomando esse espaço acadêmico que dialoga com as demandas globais e regionais. Convivemos com a seca, com desigualdades sociais, mas também com a oportunidade de construir soluções inovadoras. Sempre defendemos que inovação, inclusão e sustentabilidade caminham juntas”, afirmou.

A coordenadora da Rede, professora Rosamaria Cox Moura Leite Padgett, celebrou a chegada da UFPI e ressaltou a importância da colaboração. “Recebemos a Federal do Piauí com alegria e expectativa de que contribua para o desenvolvimento sustentável dos seus territórios”, disse.

Na UFPI, a iniciativa é articulada pela Coordenadoria de Sustentabilidade Ambiental. A coordenadora Mayra Fernandes ressaltou que a criação recente da unidade fortalece as condições para que a universidade avance na agenda ambiental. Ela destacou a importância de ver mulheres liderando processos institucionais e a experiência acumulada da equipe que hoje atua na coordenadoria. “Temos muito a ganhar em conhecimento, parcerias e soluções conjuntas para desafios comuns”, avaliou.

Mayra também lembrou que a UFPI já possui trajetória em ações voltadas à sustentabilidade e que a adesão à Rede UniSustentável amplia esse percurso, ao permitir que desafios locais encontrem soluções coletivas em articulação com outras universidades do país.

A reunião de adesão ocorreu em formato virtual e contou também com a participação de Layla Andrade, chefe da Divisão de Controle Ambiental e Serviços Urbanos da COSAM e representante suplente da UFPI na Rede UniSustentável.

Para saber mais sobre a Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável), acesse o site da instituição aqui.