Reitoria Itinerante no Campus de Floriano da UFPI
O Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) e o Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (UFPI) receberam, nos dias 6 e 7 de outubro, a visita da reitora Nadir Nogueira. A ação integra o projeto Reitoria Itinerante, uma iniciativa voltada para o fortalecimento do diálogo e da integração entre a Administração Superior e a multicampia. Esta foi a segunda visita do projeto, que teve sua estreia em junho, com visita ao Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos.
Reitora Nadir Nogueira
Segundo a reitora Nadir Nogueira, a visita teve como propósito apresentar as ações desenvolvidas pela Universidade, considerando os desafios orçamentários, além de promover um momento de escuta e diálogo com os gestores locais. “Encerramos a visita na Fazenda Escola, observando as potencialidades do espaço como campo de práticas, em uma agenda que consideramos extremamente positiva. Essa iniciativa reforça a aproximação da Administração Superior com toda a multicampia e destaca a participação de representantes do interior na gestão, como o professor Ricardo Castro. Também discutimos o planejamento para 2026, definindo prioridades e estratégias de continuidade. Retornamos muito satisfeitos com essa ação de aproximação, diálogo e construção coletiva com a comunidade universitária”, destacou a reitora.
Diretora do CAFS, Edmilsa Santana. Foto: Arquivo SCS/UFPI
Em sua fala, a diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Edmilsa Santana, destacou que a unidade da UFPI em Floriano é um espaço de produção científica e de compromisso social. Ela apresentou dados relevantes sobre o campus, que atualmente oferece cinco cursos de graduação, além de programas de pós-graduação stricto sensu, como o Mestrado em Biodiversidade e Conservação e o Mestrado Profissional em Enfermagem em Atenção Primária à Saúde. “Senhora reitora, a sua presença aqui hoje não é apenas uma visita formal, mas um gesto de escuta, aproximação e valorização. Sabemos que o momento é desafiador para quem faz educação pública, e é justamente em situações como esta que reafirmamos nosso compromisso coletivo”, ressaltou.
Diretora do CTF, Francimeiry Carvalho
Para a diretora do Colégio Técnico de Floriano (CTF), Francimeiry Carvalho, embora as demandas sejam constantemente encaminhadas ao campus sede, a presença da reitora e dos pró-reitores é fundamental para conhecer de perto a realidade local. “Esse contato nos aproxima mais, cria um momento de diálogo, e é importante que ele aconteça de forma contínua. As nossas demandas são muitas, mas, com esse diálogo permanente, conseguimos estreitar laços e encontrar caminhos para solucionar o que for possível”, afirmou.
Reitoria Itinerante amplia diálogo com a multicampia da UFPI
Na oportunidade, também estiveram presentes o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Marcos Lira; o superintendente de EBTT, Ricardo Castro; a ouvidora da UFPI, Francinete Damasceno; e o coordenador de Serviços Operacionais da PREUNI, Henrique Maurício da Silva.
Confira mais fotos: