A Universidade Federal do Piauí (UFPI) se prepara para realizar, entre os dias 3 e 7 de novembro, a sétima edição dos Seminários Integrados da UFPI (SIUFPI 2025). Com o tema “Protagonismo Feminino na Construção do Conhecimento: Ciência, Educação e Sociedade”, o evento reunirá docentes, discentes, pesquisadoras e pesquisadores de instituições de referência em uma programação que destaca o papel transformador das mulheres na ciência, na educação e na sociedade brasileira.
Entre os destaques da programação estão as palestras com pesquisadoras renomadas, que abordarão temas como equidade de gênero, inovação científica, políticas educacionais e desafios da universidade pública. A abertura oficial acontece no dia 3 de novembro, às 16h, no Cine Teatro da UFPI, com a conferência “Mulher Negra e Cientista: Padrão ou Exceção?”, ministrada pela professora Rosy Mary dos Santos Isaias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), referência nacional por ser a primeira mulher autodeclarada negra a atingir o nível 1A de bolsa de produtividade do CNPq.
Profa. Dra. Rosy Mary dos Santos Isaias (UFMG)
Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI e coordenador do SIUFPI 2025, professor Rodrigo Veras, o evento representa mais do que um momento de partilha científica. “O SIUFPI 2025 é uma resposta institucional ao nosso tempo. Ao trazer o protagonismo feminino como eixo central, reforçamos nosso compromisso com uma universidade mais plural, equitativa e socialmente comprometida. É uma oportunidade de reconhecer as trajetórias de mulheres que têm transformado o conhecimento no Brasil e no mundo”, afirma.
Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI e coordenador do SIUFPI 2025, professor Rodrigo Veras
A programação de palestras segue com nomes reconhecidos da academia brasileira. No dia 4 de novembro, às 8h30, Lisandra Helena Barros Santos, representante do CNPq, falará sobre os programas de iniciação à pesquisa e as premiações da agência, ressaltando as ações afirmativas e oportunidades de fomento para estudantes. À tarde, às 14h30, será a vez da professora Olgamir Amancia Ferreira, da Universidade de Brasília (UnB), que trará a palestra “A Curricularização da Extensão: desafios e perspectivas na construção do conhecimento e fortalecimento da comunidade”, promovendo uma reflexão sobre o papel transformador da extensão universitária.
Profa. Dra. Olgamir Amancia Ferreira (UnB)
No dia 5 de novembro, às 8h30, a professora Maísa Miralva da Silva, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e PUC Goiás, ministrará a palestra “Assistência Estudantil nas Universidades Públicas Brasileiras: concepção e desafios”, discutindo os avanços e obstáculos das políticas de permanência estudantil, essenciais para garantir o sucesso acadêmico em instituições públicas.
Outras palestras ao longo da semana contarão com nomes como Fernanda Sobral, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Universidade de Brasília (UnB), Djanira do Espírito Santo Lopes Cunha, da UFPI, e Lilian Catenacci, também da UFPI, que se apresentará no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus, ampliando o alcance das discussões.
Profa. Dra. Fernanda Antonia da Fonseca Sobral (SBPC / UnB)
O SIUFPI 2025 integra uma programação unificada com os principais eventos acadêmicos da instituição, como o XXXIV Seminário de Iniciação Científica (SIC), o XV Seminário de Extensão e Cultura (SEMEXC) e o XII Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE), entre outros. O evento reafirma o papel da UFPI como uma universidade comprometida com a produção do conhecimento aliada à justiça social, à equidade e à inclusão.
Para mais informações acesse o site siufpi2025.ufpi.edu.br