Estudantes da LARA/UFPI durante exposição na Campus Party Weekend Piauí 2025
O surgimento da Liga Acadêmica de Robótica Aplicada (LARA) representa um marco na Universidade Federal do Piauí (UFPI), consolidando-se como a primeira liga acadêmica do curso de Ciência da Computação. Criada em 18 de setembro de 2025, a LARA nasce com o propósito de ser um espaço de inovação, aprendizado prático e desenvolvimento tecnológico no âmbito da robótica aplicada.
A liga tem como foco o desenvolvimento de sistemas robóticos autônomos e rádio-controlados, integrando conhecimentos de circuitos digitais, arquiteturas embarcadas e inteligência artificial. Suas atividades oferecem aos estudantes uma vivência prática e interdisciplinar, que une teoria, pesquisa e inovação no ambiente acadêmico.
Composta por discentes dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Física, a LARA promove um ambiente colaborativo e multidisciplinar. Essa integração amplia a troca de saberes e fortalece a execução de projetos que refletem o potencial criativo e técnico dos estudantes da UFPI.
A criação da liga contou com a orientação do professor Antônio Helson Mineiro Soares, do curso de Ciência da Computação, cuja atuação tem sido essencial para consolidar a LARA como um espaço de excelência acadêmica e tecnológica.
Pouco tempo após sua fundação, a LARA marcou presença na Campus Party Weekend Piauí, integrando o estande da UFPI ao lado de outras iniciativas de destaque da universidade. Durante o evento, os integrantes apresentaram projetos e interagiram com o público, demonstrando o potencial da robótica aplicada e reforçando a presença da UFPI em eventos de relevância nacional na área da tecnologia.
Para os estudantes presidentes da Liga, a criação da LARA simboliza um avanço significativo para a comunidade acadêmica.“Nosso objetivo com a LARA é ampliar o espaço da robótica dentro da universidade, uma área que reúne diferentes campos do conhecimento, como engenharia, física, computação e design. Queremos despertar o interesse de alunos de diversos eixos e mostrar que a robótica é uma ferramenta poderosa para a aprendizagem prática e criativa”, afirmam.
Eles ainda destacam o papel formativo da iniciativa. “Além de promover a inovação tecnológica, buscamos desenvolver habilidades essenciais nos estudantes, como trabalho em equipe, comunicação, liderança e resolução de problemas reais. Essas competências são fundamentais não apenas na universidade, mas também na vida profissional”, pontuam
A LARA se consagra como a primeira liga acadêmica do Departamento de Computação da UFPI, e sua fundação abre caminho para novas experiências e parcerias no campo da tecnologia. “Esperamos que essa iniciativa seja uma experiência enriquecedora para os membros ligantes e que sirva de inspiração e incentivo para novos projetos no curso e na universidade como um todo”, completam.
Com o processo seletivo aberto até esta quinta-feira (16), a LARA reforça o compromisso da UFPI com a formação de profissionais qualificados, o estímulo à pesquisa aplicada e o fortalecimento da cultura tecnológica no Piauí e no Nordeste.
Acesse o e-mail:
Confira também o instagram: @laraufpi.